Curiosidades sobre gatos: mitos e verdades

Curiosidades sobre gatos: Mitos e Verdades!

As pessoas sempre foram fascinadas pela misteriosa disposição dos gatos. São imensas as curiosidades sobre gatos.

Incrivelmente podemos dizer que estamos rodeados de mitos e verdades sobre gatos.

A verdade é que estes animais desempenharam um papel importante nas religiões antigas de algumas culturas e são muito apreciados por todo o mundo pela sua superioridade como caçadores.

Assim, hoje vão ficar a conhecer grandes curiosidades sobre gatos

6 Curiosidades sobre gatos

Os gatos têm sete vidas?

Falso.

Na verdade, o gato tem apenas uma esperança média de vida de 14 anos para gatos domésticos Dizerem que o gato tem sete vidas é uma expressão considerada de superstição que surgiu através de lendas muito antigas guiadas provavelmente pelas características do felino.

Lenda das setes vidas na Idade Média

Acredita-se que uma das lendas de “Os gatos têm sete vidas” se iniciou na Idade Média quando o Papa Gregório IX organizou a Inquisição Pontífica.

A finalidade era de castigar as heresias, dando aos dominicanos a liderança do trabalho de investigação, julgamento e condenação dos hereges.

Numa das bulas da altura (1232-1233) pensa-se que o Papa alegava que o gato preto tinha vindo ao mundo para a infelicidade dos humanos.

Nesta altura as designadas “bruxas” viviam longe da população e acompanhadas por imensos gatos.

Esta associação entre as bruxas e os gatos, principalmente os pretos, levou a uma perseguição a todos os outros gatos daquela era.

Porém, a caça aos gatos não diminui a sua espécie. Então os inquisidores começaram a afirmar que os gatos tinham sete vidas por estarem ligados ao mundo místico que estes tinham sete vidas, por estarem ligados ao mundo místico.

O que os inquisidores desconheciam é que existiam várias pessoas a esconder e criar gatos secretamente.

Conclusão:

O felino é conhecido pela agilidade e habilidade de escapar de situações de perigo sem se magoar. Essa capacidade de sobreviver relaciona-se com o tamanho e peso do gato. Muitas das vezes eles sofrem menos impacto ao cair no chão de grande altura.

2. Gatos pretos dão azar?

Falso.

Dizem que os gatos pretos dão azar mas esta lenda contradiz-se. Numa parte do Ocidente, com a Idade Média surgiu a crença de que cruzar com um gato preto na rua era sinal de azar.

Pelo lado contrário, no Japão e no Reino Unido é visto como um bom sinal.

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos EUA sugere que o gene que dá a cor preta ao gato também seria responsável por torná-lo imune ao vírus do HIV felino.

Conclusão:

Uma das curiosidades sobre gatos é que tudo isto não passam de superstições, gatos pretos são como tantos outros que nos dão muitos momentos de alegria e só querem o nosso carinho!

3. Os gatos vêm melhor que os cachorros?

Verdade.

Uma das grandes curiosidades sobre gatos é que os gatos têm a visão e a audição bastante apurada.

Por este motivo conseguem ver e ouvir coisas que até os humanos ficam muito aquém.

Os gatos têm uma visão de 200 graus, amplamente superior à do ser humano, e o seu eixo de visão é também bastante diferente do nosso.

Os gatos visualizam maioritariamente a parte inferior das coisas, os pés das cadeiras, das mesas e dos seres humanos.

Para eles tudo é enorme. Este é um dos motivos que levam os gatos a adorarem a alturas

Os gatos não conseguem ver a menos de 20cm de distância, por isso eles retiram a comida do prato e comem-na a uma certa distância que consigam ver e depois agarram a comida às cegas, guiando-se pelo olfato.

4. Pessoas quando estão grávidas não podem conviver com gatos?

Falso.

Os gatos não constituem qualquer risco para uma mulher que esteja grávida, nem a recém-nascidos.

Qualquer pessoa que tenha estado grávida já ouviu a velha história de dizerem que não podem conviver com o gato pois correm o risco de apanhar o virús da toxoplasmose.

 

A toxoplasmose é uma doença causada por uma criatura microscópica à qual quase todos nós já fomos expostos.

Pode desencadear na pessoa ou (ou gato) infectada sintomas ao da gripe comum e que geralmente passam sem qualquer necessidade de medicação.

Uma das formas de apanhar toxoplasmose é através do contacto direto com as fezes do gato. Outra passa por má confecção da carne ( ficando crua, mal passada ) assim como fazer jardinagem num solo infetado.

Conclusão:

O número de casos em que  a errada confecção da carne crua esteve por trás do contágio ultrapassa grandemente a exposição às outras duas fontes de contágio.

Por isso o que deverá fazer se estiver grávida é de tomar precauções, limpe a liteira com o uso de luvas, desinfecte as mão no final, ou peça ao sem companheiro para fazer esta tarefa.

Porém isto não que dizer que não pode continuar a conviver com o seu gato enquanto estiver grávida.

5. Os gatos são indiferentes?

Falso.

Mais outra curiosidade sobre gatos, outro mito atribuído por pessoas que nunca conviveram com um gatinho. Eles apegam-se mais a uma pessoa da casa e são muito companheiros.

Tomar conta de um gatinho é fácil. Porém, tanto os gatinhos como os gatos mais velhos precisam de atenção e afetos.

É ainda necessário um cuidado de saúde contínuo a fim de se prevenir uma série de usuais padecimentos como a regurgitação de bola de pêlo, unhas encravadas.

Para além disso precisam também de nós para limpeza de leiteira. Caso contrário, recusar-se-ão a utilizá-la.

Conclusão:

No mundo dos felinos acredita-se que eles são indiferentes aos miminhos, mas a verdade é que eles precisam de carinho e atenção.

Ao contrário dos cães, os gatinhos demonstram afeto de uma forma mais delicada, como por exemplo procurarem um sitio onde sentem o cheiro dos donos.

É verdade que os gatos gostam do seu espaço e não gostam de sentirem pressionados a fazerem algo que não querem, mas não deixam de pedir os seus miminhos para contribuírem depois com os seus ronrons.

6. Os gatos ronronam só quando estão felizes?

Falso.

O ronronar é um dos segredos dos gatos: eles ronronam quando estão felizes ou quando se sentem à vontade com os donos e com a sensação de serem amados por eles.

Mas atenção, por vezes por vezes eles têm outros ronronar que podem querer demonstrar outra coisa.

Os gatos começam a ronronar após alguns dias de nascenças, o que ajuda suas mães a localizá-los na hora de alimentá-los.

Isso pode continuar em alguns gatos adultos que ronronam ao comer – ou que ronronam antes de comer como uma tentativa de alertar os humanos de que é hora da janta.

Alguns ronronam por curiosidade quando estão a explorar ambientes novos como sinal de cautela.

Outros gatos podem ronronar depois de um episódio de stress como uma ida ao Veterinário por exemplo.

E podem ainda ronronar por sinal de dor e desconforto.

Conclusão

O ronronar é uma ação poderosa de cura. Acredita-se que as vibrações da atividade sejam fisicamente rejuvenescedora – uma forma do gato auto-curar.

 

Até que ponto conhece o seu gato?

Se é como uma grande parte dos CatLovers, a sua resposta talvez seja ” Não muito bem”. De certa forma, aquela aura de mistério constitui parte fundamental do seu charme.

Verdade seja dita, quanto mais curiosidades sobre gatos sabemos, mais abençoados e afortunados nos sentimos.

Tudo isto porque estamos a pensar sempre no bem estar dos nossos queridos felinos!

Veja também:

Ajudar um gato sem apetite a voltar a comer
Gato não come, o que fazer?
Como saber se o seu gato está a sentir dor

7 vidas, azar, curiosidades, curiosidades sobre gatos, gato preto, gatos, gatos tem 7 vidas, lendas, lendas de gatos, mitos, mitos gatos, mitos sobre gatos, tudo sobre gatos


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados