6 Curiosidades sobre gatos calvos Sphynx

6 Curiosidades sobre gatos calvos Sphynx

Poucas raças de gatos são tão únicas quanto as raças de gatos calvos. Facilmente reconhecidos pelos seus corpos lisos, estes gatos são objecto de muita especulação.

Justamente por isso, os gatos calvos realmente oferecem muito na personalidade como se pode ver através dos seus olhares peculiares.

Provavelmente tem algumas perguntas a fazer sobre estes interessantes felinos, por isso vamos partilhar algumas informações para que admire ainda mais estes gatinhos Sphynx.

1. Há 5 raças de gatos sem pêlo reconhecidas

Estas raças denominam-se de Sphynx, Donskoy, Ucraniano Levkoy, Bambino e Peterbald. Estas são raças independentes. Embora estejam um pouco relacionadas, elas têm as suas próprias normas ao abrigo das organizações de gatos de raça pura.

2. Eles não são realmente calvos

Apesar de todas estas raças terem muitas vezes pouco ou nenhum pêlo na maioria dos seus corpos, nenhuma delas estão completamente sem pêlos.

Os gatos calvos são cobertos por uma penugem macia, muito baixa, quase como camurça. O toque torna-se numa experiência muito divertida!

3. Eles podem ficar bronzeados

Não recomendamos aos gatos calvos irem para o exterior sem supervisão. Alguns cuidados especiais devem ser tomados quando se trata de gatos calvos.

A sua pele ao contrário dos gatos com pêlo não é coberta por uma espessa camada de protecção ficando o seu corpo em contacto direto sob os raios nocivos do sol. Muitos proprietários de gatos calvos usam protetor solar de forma a mantê-los seguros e livres de dor.

 

4. Os gatos calvos também têm padrões e cores

Dependendo dos padrões que a raça permite, os gatos calvos têm um monte de padrões únicos como os gatos revestidos regularmente têm. Por exemplo, o Sphynx tem até padrão tartaruga.

5. A sua pelagem vem de várias características

O Sphynx e Donskoy são independentes e enquanto a pelagem do Sphynx vem de um gene recessivo que ocorre naturalmente, o Donskoy é de um gene dominante.

O Bambino foi concebido pelo cruzamento de gatos Sphynx e gatos Munchkin. O ucraniano Levkoy e Peterbald foram criados pelo cruzamento de Donskoy com outras raças. Portanto, a raiz genética da sua calvície é variada.

6. São super divertidos!

Os gatos calvos têm todos os atributos de diversão como qualquer outro gato, apenas com algumas vantagens adicionais.

Embora a aparência não seja para o gosto de todos, aqueles que conhecem os gatos calvos sabem que eles são companheiros ativos, inteligentes e afetuosos que fazem uma grande adição para qualquer casa.

Para terminar partilho aqui um episódio sobre estes adoráveis felinos do Animal Planet

Veja também:

6 curiosidades sobre gatos sphynx
Gato Sphynx- A primeira raça sem pêlo
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *