5 riscos que deveremos evitar no nosso gato

5 Riscos que deveremos evitar no nosso gato

Os gatos exigem o nosso cuidado 

Grande parte do proprietários de gatos são responsáveis e querem apenas o melhor para os seu felino.  Embora possam adorar o seu gato, por vezes inconscientemente proporcionam riscos que podem afetar adversamente a sua saúde e o seu bem estar. Neste artigo iremos abordar alguns dos riscos que muitos proprietários continuam a ter.

1 – Falta de identificação permanente

Atualmente, a única forma de identificação permanente para gatos é uma tatuagem ou um microchip, sendo o microchip o mais comum. Muitos donos têm receio de colocar um microchip. Um dos motivos é que eles sentem que é desnecessário porque o seu gato tem um colarinho e uma etiqueta de identificação, ou então porque acham que é muito doloroso o procedimento. A verdade é que os colares e as etiquetas de identificação podem saír ou simplesmente podem ser tiradas por alguém que queira roubar o seu animal de estimação. Os microchips não são muito dolorosos e fornecem uma identificação de fácil acesso a qualquer abrigo ou veterinário. Se quiser encontrar o seu gato caso ele se perca, pense que a colocação do microchip é uma boa opção.

2 – Permita que o seu gato não ande ao ar livre sem ser vigiado

Os gatos eram animais de estimação que andavam ao ar livre. Contudo a nossa sociedade mudou e o perigo de um gato andar ao ar livre aumentou. Os gatos que não estão acostumados com a expansão urbana ou a vida na cidade estão em maior risco de acidentes de trânsito, embora todos os gatos possam ser vítimas. Sobreviver sem ser atingido por um carro não é um cenário bom para um gato. O melhor a fazer é evitar a possibilidade de deixar o seu gato andar ao ar livre.

3 – Previna-se contra os parasitas

As pulgas e outros parasitas como carrapatos e ácaros podem infestar um gato muito facilmente. Desta forma é importante que desparasite com regularidade o seu gato. Os parasitas podem transportar doenças, e causar anemia e infecções de pele, tornando o seu gato muito desconfortável.

 

4 – Gato não vacinado

Todos eles precisam ser vacinados contra futuras doenças. Muitos veterinários recomendam uma consulta de forma a certificar-se que o seu gato ainda está protegido contra a vacinação inicial. A vacinação tem sido associada a alergias, cancros e distúrbios auto-imunes que podem ser facilmente evitados se escolher dar as vacinas com sabedoria.

5 – Não esterilizar

Cada vez os gatos estão mais dispersos e vivem vidas perigosas nas mãos de predadores e carros. O risco de morte tem vindo a aumentar e a quantidade de várias doenças coloca todos os outros gatos em risco. Para benefício da saúde de um gato deve fazer a esterilização ou castração.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

educação, educar gatinhos, educar gato, ensinar


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados