5dicas_como_socializar_com_um_gatinho_timido

5 Dicas para socializar com um gato tímido

Conquistar um gatinho tímido é algo que requer alguma paciência, mas com o tempo ele se torna num fiel amigo.

Se tem um gatinho novo tímido ou um gato mais velho com um feitio “especial”, há uma série de maneiras que o podem ajudar a tornar o seu felino mais extrovertido. É importante não entrar em ânsia pois poderá tornar o seu gato mais receoso. Com tempo e paciência terá um animal feliz a dar-lhe boas vindas, a si ou aos seus convidados, nem que seja por um minuto. Veja aqui as nossas dicas.

1. Comece por uma divisão pequena

Caso tenha trazido um gatinho para casa, comece por coloca-lo uma pequena sala e socialize com ele. É possível que ele se esconda ao inicio, mas como ambos estão mais próximos um do outro, ele acabará por ganhar alguma confiança e sentir-se confortável ao perceber que não lhe fará mal.

2. Utilize comida

Alguns gatos respondem bem aos gourmês ou pedaços de alimento que lhes são oferecidos. Tente não se aproximar logo quando o gatinho vier em direção a si. Deixe que seja ele a tomar a iniciativa.

 

3. Seja Positivo

Socializar com um gato tímido e desconfiado pode ser um processo longo e frustrante. Mas é importante ter uma atitude positiva e ficar focado no progresso que está fazendo. Se demonstrar ficar chateado, o seu gato irá tornar-se mais agitado e desconfortável, por isso é importante controlar a sua paciência.

4. Deixe o gatinho vir até si

Deixe o seu gato explora-lo primeiro, aos poucos irá conhecer melhor as atitudes do gatinho e perceber em que altura ele se sentirá seguro. Se for um estranho, não deverá correr em direção a ele pois irá assusta-lo

5. Mantenha-o calmo

Os gatos ficam facilmente assustados por ruídos altos, sobretudo porque a sua audição é muito melhor do que a nossa. Se propositar um ambiente mais calmo em situações onde existam convidados, provavelmente a atitude dele será de se sentir tranquilo também. Risadas altas podem ser assustadoras para um felino tímido, por isso não estranhe se ele fugir caso existam ruidos.

Veja também:

Vómitos nos gatos o que fazer?
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais
6 Sinais o seu gato precisa beber mais água

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

curiosidades, gato tímido, gatos indoor, gatos na rua


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados