5 Dicas como cortar as unhas do seu gato

5 Dicas como cortar as unhas do seu gato

Um gato pode precisar de ter as suas unhas aparadas para que elas não quebrem ou enrolem ficando encravadas podendo causar uma inflamação. Para além disso, as suas unhas devem estar em bom estado para não danificarem de sua casa… Aparar as unhas de um gato é bastante fácil, para isso deverá acostumar o seu gato a esta rotina.

5 Dicas imperdíveis!

unhas-exemplo

1. Prepare as patinhas do seu gato

A maioria dos gatos ficam naturalmente um pouco nervosos quando tentamos pegar nas suas patas para serem tratadas. Está na hora de começar a ajudar o seu gato a acostumar-se a este acto.
Procure um momento em que o seu gato esteja relaxado.Comece delicadamente por acariciar as suas patas enquanto ao mesmo tempo o coloca num lugar que ele goste. Para fazer festinhas, normalmente eles gostam de ser acariciados na parte de trás do pescoço, sob o queixo, á volta da sua cauda, etc…
Faça isso para cada pata que pretende cortar.
O gato pode puxar as patas de trás, ou até mesmo se levantar e ir embora. Deixe-o ir. Não o force a fazer alguma coisa, mas continue a acariciar gentilmente as suas patas quando tiver oportunidade.
Sempre que lidar com as patas do seu gato, recompense-o com mimos e elogios para ajudar a construir associações positivas.

2. Mantenha as patas seguras

Mantenha as patas do seu gato seguras. Após o gatinho estar confortável o suficiente, sem se afastar, começe a prender suavemente as suas patas na sua mão.
Coloque a mão sobre a pata do gato e em seguida vire a sua mão de modo á parte inferior da pata do gato ficar na palma da sua mão.
Recompense o gato com carinho e guloseimas  (dê ao gato um novo petisco, que só será associado ao corte das suas unhas).

3. Faça masssagens á sua pata

Após o seu gato estar acostumado consigo a segurar nas suas patas, começe a prender as patas e massageando-as com os dedos.
Massageie suavemente os dedos sobre os topos e fundos de cada pata que pretende cortar.
Recompense o seu gato com mais guloseimas mimos.

4. Olhe atentamente para as unhas do gato

Deverá ser capaz de apertar suavemente as patas (aplicando a maior parte da pressão sobre as almofadas) para empurrar as unhas uma a uma sem o perturbar. Quando unhas do gato estiverem estendidas, repare na parte grossa da unha, e na direção do dedo da pata do gato, uma área rosada dentro da unha.
A rosada é a parte viva da unha que contém vasos sanguíneos e nervos. Não corte a parte rosada das unhas do gato pois é muito doloroso para ele. O objectivo é cortar somente a ponta afiada.

5. Mantenha o seu gato confortável

Se o seu gato já estiver confortável sentado na posição certa para ter as suas unhas cortadas, evitará que ele não se zangue uma vez que não sente qualquer desconforto. Se estiver sozinho, o gato terá de sentar-se na parte traseira das suas pernas de costas para si, enquanto mantiver a sua pata firme com uma mão corte a unha de forma correta.
Pressione suavemente cada unha, estende-a e corte. Mais uma vez, recompense o seu gatinho para ele associar a uma coisa boa.
Se tiver alguém para o ajudar, a outra pessoa pode segurar o gato de frente para si, ou então acalma-lo, enquanto você segura a pata com uma mão e vai cortando.

 

 

Existem tesouras adaptadas para cortar as unhas do seu gatinho! Compre aqui a sua tesourinha de unhas para o seu gatinho!

tesoura para unhas de gato

 

 

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediatamento se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

cortar as unhas, gatos e saúde, saúde, unhas do gato


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados