4 sentidos selvagens que os gatos herdaram dos seus antepassados

4 sentidos selvagens no seu gato doméstico

Na memória do seu gato doméstico permanecem instintos selvagens que jamais serão apagados.

Os gatos são criaturas incríveis com reflexos muito rápidos! Os antepassados selvagens do seu gato usaram esses sentidos selvagens para caçar e ficar a salvo dos predadores. No coração do seu gato doméstico permanecem reflexos que não são eliminados mesmo que ele esteja num espaço seguro e acolhedor.

Aqui estão 4 características felinas provenientes da sua própria origem.

1. Bigodes

Os bigodes de um gato servem para detetar estímulos vindos do exterior. São através dos bigodes que se manifesta o olfato e o tato do gato. Além disso, no escuro o bigode atua como um orientador e previne-o de acidentes. Os bigodes ajuda o gato a armazenar todos os tipos de informações acerca do seu ambiente.

Os bigodes também podem ajudar o seu gato a “ver” mesmo quando eles não estejam tocando em nada  As suiças do seu gato são enraizadas em toneladas de terminações nervosas muito sensíveis que ajudam a detectar pequenas mudanças nas correntes de ar do seu ambiente. Essas mudanças, que são completamente indetectáveis para nós, podem ajudá-lo a detectar um predador oculto ou saber que um lanche se aproxima.

2. Orelhas giratorias 

Se prestar atenção, notará que as orelhas do seu gato nunca param de funcionar. Mesmo quando o gato está perto de uma soneca, as suas orelhas contorcem-se e giram.

 

As orelhas do seu gato são dos seus maiores recursos, pois o  seu senso auditivo é cinco vezes mais forte do que o seu! O girar faz parte de uma ferramenta bem afinada que lhe permite afiar os sons mais ligeiros para que ele possa “ver” o seu ambiente sem mesmo abrir os olhos.

3. Olfacto apurado

O sentido do cheiro é uma das primeiras formas que o seu gato aprendeu acerca do seu ambiente quando era um gatinho. O seu senso de cheiro é notável – é quase 15 vezes mais forte do que o seu!

O que é ainda mais notável, porém, é que seu o gato tem um órgão no cimo da sua boca (chamado órgão vomeronasal ou órgão de Jacobson) que faz  com que o seu sentido de olfacto seja ainda mais apurado. Alguma vez notou que o seu gato puxou para trás o seu lábio superior enquanto ele cheira? Quando ele faz isso significa que ele está a utilizar o órgão de Jacobson. Ao puxar para trás os seus lábios e abrirem um pouco a boca, ajuda a inalar os perfumes no órgão. Os cheiros são então transmitidos para uma parte inteiramente diferente do seu cérebro. Isso adiciona uma camada inteira de complexidade para as informações que ele é capaz de reunir sobre o seu ambiente.

4. Boa visão noturna

O seu gato tem uma camada reflexiva do tecido atrás da sua retina chamada o tapetum lucidum. Quando a luz passa através da retina do seu gato, o tapetum lucidum reflete a luz para trás do olho. Este processo melhora a sua visão numa escala de 44%! Isso significa que, especialmente em situações de pouca luz, o seu gato pode ver a luz que é invisível para si!

A camada de tapetum lucidum é responsável pelo facto dos olhos do seu gato às vezes aparecerem como brilhantes esferas verdes em fotografias!

Veja também:

5 Socorro! O meu gato não dorme á noite
ATCHOUM o gato lobisomem mais estranho 
O meu gato está com uma depressão

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

gato doméstico, gato selvagem, selvagem


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados