4 Motivos para o seu gato estar bebendo muita agua

4 Motivos para o seu gato estar bebendo muita água

  Para um gato estar bebendo muita água há sempre um motivo. E por vezes pode ser um problema de saúde.

Vamos com este artigo determinar alguns dos motivos para tal acontecer.

1. Gato em dieta

Se acabou de alterar a alimentação do seu gato de ração húmida para seca, é normal o seu gato estar bebendo mais água. É uma compensação que ele faz pela falta de líquido.

Na verdade, se ele não estiver a beber mais, pode estar em apuros. Alguns gatos, em particular os gatos machos, não costumam beber água suficiente em compensação da falta de líquidos na ração seca e podem acabar com problemas de bexiga.

Ao que parece os gatos não são muito bons em manter-se hidratados quando são alimentados com ração seca.

Por esta razão, muitos especialistas pensam que a comida húmida é melhor para gatos. No entanto, o mais importante a saber é que em geral os gatos alimentados com ração seca bebem mais água do que os gatos alimentados com ração húmida.

Veja também: Alimentação para Gato – Ração Seca vs Ração Húmida

2. Gato em clima ou ambiente quente

Se o clima ou o ambiente está quente o seu gato irá beber mais água.

O seu gato pode precisar de beber mais água, principalmente durante o verão que as temperaturas são elevadas. No entanto, é improvável que seja uma mudança dramática.

Veja também: 7 maneiras de manter o seu gato hidratado este verão

  Mas será que quando um gato bebe muita água é sinal de perigo ?

Então se o meu gato bebe muita água. Isto é um sinal de alerta?

 

Caso o seu gato esteja bebendo mais do que é considerado normal pode indicar os sintomas iniciais de alguns problemas de saúde bastante graves.

Se o seu gato é afetado por um desses problemas, ele vai tomar a iniciativa de beber mais água, a fim de liberar as toxinas do seu organismo e tentar reequilibrar os sistemas. Mas alguns estão fora do seu domínio:

  • Sistema urinário (doença renal e infecções do trato urinário)
  • Sistema para manter níveis estáveis de açúcar no sangue (diabetes)
  • Sistema para estabilizar seu metabolismo (doença da tireóide)

Sempre que um veterinário toma conhecimento ou vê um gato bebendo muita água, vai registar que há probabilidade de vir a ter problemas no futuro.

Veja também: Doença Renal Crônica Felina – Principais sinais

3. Gato bebendo muita água e os diabetes

O risco de um gato obter diabetes aumenta com o peso, geralmente em gatos machos, por isso, se o seu gato é um pouco obeso e sedento esta é uma possibilidade real que deve verificar junto do seu veterinário, e determinar o seu estado.

Veja também: Diabetes Mellitus

4. Gato bebendo muita água e os problemas de tiróide

Como problemas renais, o hipertireoidismo pode causar perda de peso e também sede. Existem outros problemas de saúde mais incomuns que podem causar sede também.

Todos estes problemas, quando deixados sem tratamento, podem levar à miséria e até mesmo ao falecimento do seu gato. Basicamente, este é um dos grandes problemas para o seu gato. E como não há maneira de determinar o que está acontecendo para o seu gato beber tanta água, você precisa de ajuda do seu veterinário sem demora.

Veja também: Será que o meu gato bebe água demais?

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja ainda:

Gato doente – como saber se o seu gato não está bem?
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

beber, gatinho bebe muita água, gato bebe muita água, gato bebendo muita água, muita água


Nídia Silva

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Os comentários estão fechados.

Mantém-te ligada

Junta-te a comunidade e subscreve à newsletter semanal, assim ficas a par das últimas novidades.

© 2019 Universo de Gatos de Nídia Silva com ❤ Todos os direitos reservados