10 Erros comuns com a alimentação nos gatos

10 Erros comuns com a alimentação nos gatos

Os gatos podem ser exigentes com a sua dieta, o que eles gostam de comer, como eles gostam que seja apresentado e se algo não está de acordo com o seu gosto, podem muito bem rejeitar a ração. Aqui partilho os 10 erros comuns que geralmente com a alimentação nos gatos

Se o seu gato está nervoso, muito mimado ou tenso, para si poderá ser um grande desafio alimentar o seu bichano.

Vamos ver mais detalhes acerca dos principais erros com a alimentação nos gatos

1. Restringir o acesso à ração para gatos

Primeiro de tudo, os gatos são geralmente mais felizes quando têm ração á descrição para que eles possam comer durante o dia quando necessitam.

Esta é a maneira mais natural de alimentar os gatos num ambiente doméstico.

Como os gatos gostam de comer pouco e muitas vezes ao dia, a menos que haja uma boa razão para ter que colocar as refeições separadas, tente deixar-lhes comida á disposição quando não estiver em casa.

2. Não limpar devidamente as taças das rações de gato

As tigelas de alimentos secos podem não ficar muito sujas, mas devem ser lavadas e secas. Para ração húmida, deverá também ter as tigelinhas sempre limpas e substituídas todos os dias.

O gato é um animal muito limpo, se não houver higiene com a alimentação nos gatos poderão começar a rejeitar a sua ração.

3. A alimentação nos gatos deve ser dada longe dos bebedouros

Em estado selvagem, os gatos vão comer bem longe da sua fonte de água mais próxima a fim de evitar a poluição e decomposição de resíduos das suas refeições.

Isto significa que, mantendo a tigela da água do seu gato junto à sua comida pode fazer com que eles tentem procurar comida a outro lado.

4. Não renovar a água todos os dias

É importante lavar a tigela de água e substituir a água pelo menos uma vez por dia. Nunca deixe a tigela tornar-se totalmente vazia e estagnada. Os gatos gostam da água sempre fresca.

5. Alimentação de gatos através de muitas guloseimas

Os gatos geralmente enlouquecem quando vêm um bom petisco! Dando-lhes guloseimas pode ser uma boa maneira de recompensá-los e fazê-los felizes! No entanto, se não for dada com moderação poderá fazer com que ele sofra de problemas de saúde como obesidade.

6. Dar comida de humano

Os gatos muitas das vezes tentam comer comida dos humanos. Existem muitos alimentos que não devem ser dados, pois são tóxicos para eles e podem causar graves problemas de saúde.

Tenha cuidado com a forma como alimenta o seu gato, em caso de duvidas consulte o veterinário.

 

7. Só alimentar com carne e peixe

Alimentando o seu gato com uma dieta completa e equilibrada é o ideal para manter o seu pet saudável. Algumas pessoas preferem preparar as refeições em casa apenas com peixe ou frango…

É importante salientar que ao alimentar só com peixe ou frango não irá satisfazer todas as necessidades nutricionais do seu gato.

8. Administrar uma dieta incompatível com a idade

Os alimentos completos de gato são elaborados para atender às necessidades das diferentes raças de gatos em diferentes fases da sua vida.

É importante escolher de forma correta a dieta para a idade do seu gato, de acordo com os níveis de atividade e outros fatores importantes.

Informe-se regularmente para garantir que você não está a dar ao seu gato uma dieta que não é a mais adequada para suas necessidades.

9. Não prestar atenção ao ambiente onde se alimenta

Os gatos precisam de se sentirem seguros e protegidos quando comem.

Poderá se tornar desconfortável se eles forem alimentados em bairros próximos com outros gatos ou cães, ou num ambiente poluído.

Tente escolher um local para alimentar o seu gato que seja calmo, tranquilo e confortável!

10. Alimentos ao lado da caixa de areia ou outras coisas

Por fim mantenha as taças do seu gato bem longe da sua caixa de areia, caixas, materiais de limpeza ou qualquer outra coisa que possa sentir o cheiro ofensivo para o seu gato!

A alimentação nos gatos deve estar numa zona tranquila, sem interrupções, o gato quer comer tranquilo, cada gato deve ter o seu recipiente próprio. Tente manter sempre o seu gato saudável e com água sempre à disposição.

Ao evitar estes erros estará a contribuir para uma vida melhor no seu animal de estimação!

Veja também:

Comida humida é saudavel para os nossos gatos
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

2 Comments

  1. Quanto à agua estar bem próxima da sua tigela de alimentação, no caso do Lillo, ponho a água próximo da tigela e ele só bebe a água quando está com sede. Ele visita o lugar da comida e da água, especificamente, para beber sua água, sem querer se alimentar. Já experimentei usar outra vasilha de água em outro ambiente, por vários meses, mas não deu certo.

    • Olá Solange! Muito obrigada pelo seu testemunho :) pelo que entendi o seu Lillo gosta de beber perto da tigela da ração...se ele gosta desse lugar então não tem que se preocupar, aproveito para dar uma dica relativamente ás tigelas, por vezes eles gostam também de vasilhas altas e largas para que os bigodes não toquem nas beiras!

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *