Porque comem os gatos erva?

Sabe porque comem os gatos erva?

Independentemente do seu gato ser indoor ou de exterior provavelmente já mordiscou erva em alguma ocasião!

Embora possa parecer estranho – especialmente quando o seu gato vomita após comer relva – não há realmente nada a se preocupar com este acto. Muitos especialistas teorizam que mastigando as longas lâminas verdes pode ser benéfico para o seu gato.

Carnívoros

Maior parte das vezes os gatos regurgitam quando comem relva porque eles possuem as enzimas necessárias para quebrar a matéria vegetal. Será que isso significa que seu gato gosta de vomitar? Embora seja duvidoso que o seu gato goste, essa sensação pode eliminar toda a matéria indigesta do trato digestivo do gato, de forma a que ele se sinta muito melhor.

Erva contem ácido fólico

Muito parecido com o leite da mãe, os sucos na relva contêm ácido fólico. O acido fólico é uma vitamina essencial para as funções corporais e por sua vez auxiliam um gato na produção de hemoglobina.

Se tem um gato indoor ou que frequenta o exterior uma coisa é certa: o seu gato provavelmente mordiscou relva em alguma ocasião.

 

Laxante da natureza

Outra teoria é que a relva atua como um laxante natural, neutralizando quaisquer casos de indigestão. Como qualquer proprietário de gato sabe, os gatos produzem e largam muito pêlo. Quando o pêlo se acumula profundamente no aparelho digestivo, o gatinho precisa de ajuda para expelir a bola de pêlo. Poderá chamá-lo de um sexto sentido ou apenas intuição, mas a verdade é que o seu gato sabe que um pouco de relva pode ajudar na limpeza do seu sistema (e pode poupar-lhe uma ida ao veterinário).

Portanto, tudo somado, a ingestão de relva não é de todo uma coisa má. Alguns até acreditam que os gatos comem relva para aliviar dores de garganta. Independentemente ter um gato indoor ou um gato ao ar livre, deve se certificar que todas as suas plantas domésticas não são tóxicas. Compre uma terrina de relva apenas ou construa uma horta só de relva. Isto irá dar ao seu gato uma alternativa para que ele se sinta mais confortável em momentos de crise de bola de pêlo.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

 

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.