Rinite Felina e as principais causas

Rinite Felina e as principais causas

Um gato que se encontra com o nariz entupido não consegue cheirar a sua comida e tem dificuldade em dormir . O termo dado para esta condição é rinite, uma doença bastante comum que não acontece apenas nos humanos mas também em animais como os gatos.

É importante que conheça o que causou rinite no seu animal de estimaçãoo para que o possa curar, então de uma forma resumida aqui encontra as principais causas de rinite felina:

1. Infecção Respiratória Superior Viral (URI)

Uma grande percentagem de rinite felina nos gatos é provocada pelos herpes Calicivirus. Estes vírus são frequentes em gatos jovens, gatos de rua e gatos recém-adotados. A descarga de secreção geralmente é bilateral, clara ou turva e é acompanhada com descarga dos olhos, assim como febre. Enquanto a infecção viral inicial geralmente é de curta duração e pode se resolver dentro de sete a dez dias, os gatos podem se tornar portadores crónicos desse vírus e serem mais propensos a ter sinais recorrentes no seu futuro.

2. Infecções causadas por fungos pode provocar Rinite Felina

O fungo ambiental tem a capacidade de infectar gatos internos e externos e a infecção por Cryptococcus é a mais comum. As infecções fúngicas podem causar a assimetria do rosto e o inchaço nasal e a descarga geralmente é unilateral e de natureza sangrenta ou em forma de puz.

3. Infecções bacterianas

As infecções bacterianas nasais em grande parte são secundárias a algum outro processo da doença (ou seja, são adicionais a um corpo estranho, URI viral, pólipo nasal, etc.). Embora a infecção bacteriana primária seja incomum nos gatos, ela também ocorre e as espécies de bactérias Bordetella , Mycoplasma e Chlamydophila são os culpados mais comuns. A descarga esperada é bilateral e, muitas vezes apresenta-se em forma de pus.

4. Corpo estranho

O seu gato pode ter um corpo estranho no seu e provocar mais tarde rinite felina. Se ele apresenta espirros constantes, descarga nasal constante leve-o ao veterinário para confirmar a causa.

5. Parasitas

Os parasitas nasais são parasitas muito raros nos gatos. Os gatos ao ar livre podem ficar infestados de ovos de botulha (chamados de Cuterebra). Eles podem apanhar estes parasitas quando enfiam a cabeça ou cavaram tocas de animais pequenos. Se os ovos de botola originam larvas dentro do nariz de um gato, eles podem causar uma descarga unilateral ou sangrenta.

6. Pólipos inflamatórios

Os pólipos são benignos, massas carnudas, muitas vezes encontradas na área nasal e às vezes até se estendem para o ouvido. A causa exata é desconhecida, mas os gatos jovens podem ser afetados por pólipos inflamatórios nasais ou nasofaríngeos, que podem causar secreção nasal unilateral crónica, congestionamento e espirros.

7. Doença oral

A doença periodontal severa é caracterizada por uma infecção progressiva que às vezes pode levar a uma fenda entre a boca e o nariz chamado fístula oronasal.
Os gatinhos jovens também podem ser afetados por paladar fendido. A área da boca pode ser impactada nas passagens nasais e criar uma inflamação significativa e infecção secundária. Com uma físsura oronasal, a descarga associada é unilateral e, muitas vezes, em forma de pus, sangrenta e pode até conter alimentos ou partículas de plantas. Se é devido a um palato fendido, pode ser bilateral.

 

8. Cancro no nariz

Os gatos com cancro no nariz geralmente são mais velhos e têm uma secreção unilateral que geralmente é sangrenta. Os cancros mais comuns do nariz são linfoma e adenocarcinoma.

9. Alergias

O gato pode apresentar uma descarga bilateral clara e espirros relacionados a alérgenos ambientais, como mofo, ácaros, gramíneas e pólen das árvores.

10. Idiopática

O gato pode ter episódios frequentes de espirros e secreção nasal sem causa aparente. É suspeito que as URIs bacterianas ou virais agudas podem predispor certos gatos ao desenvolvimento de alterações nasais permanentes resultando em inflamação crónica em curso.

O diagnóstico de rinite felina é baseado na história clínica de um gato e nos achados do exame físico. Conforme descrito acima, estas causas de rinite são mais comuns nos gatos ao ar livre, gatos jovens ou gatos com a presença de descarga unilateral ou sangrenta.

Se notar que o seu gato faz mais ruído ao respirar do que o normal não espere e leve-o ao veterinário.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Os gatos também sofrem de rinite alérgica 
Como saber se o seu gato não está bem
Como tratar um gato com nariz congestionado

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *