Se tenciona fazer criação de gatinhos planeie antecipadamente o futuro dos seus bebés. Neste artigo iremos falar da questão do acasalamento e da reprodução nos gatos.

Reprodução nos Gatos

Se tenciona fazer criação de gatinhos planeie antecipadamente o futuro dos seus bebés. Neste artigo iremos falar da questão do acasalamento e da reprodução nos gatos.

Planeamento

Antes de procriar pense se conseguirá encontrar bons adotantes para todos os gatinhos. Infelizmente existem ainda gatinhos que não são acolhidos por pessoas responsáveis. É importante certificar-se que os seus bebés vão ser bem tratados pelos seus futuros donos.
Para quem tem gatas com pedigree é mais fácil encontrar pessoas interessadas, contudo não se deixe entusiasmar pelo lucro, as despesas que irá ter na reprodução podem ser consideráveis.

Acasalar

Os gatos que não são esterilizados são considerados aptos para a reprodução por volta dos 12 meses de idade, embora existam excepções em que podem ser ativos sexualmente mais cedo.
No momento em que pensar escolher o parceiro para a sua gata, informe-se acerca da sua idade e ascendência. É importante ter um histórico da sua saúde.

A fase do cio

Quando uma gata entra na fase de cio, significa que ela está pronta para procriar. É muito fácil perceber se uma gata está com cio porque ela apresenta miados constantes e outros comportamentos como por exemplo rebolar-se para o chão e esfregar-se no chão ou então deitar-se com o rabo levantado.
Os ciclos de cio das fêmeas são de 14-21 dias, principalmente na primavera e no Verão e a duração de cada cio é entre 3 a 4 dias.
A altura do cio é o momento certo para levar a gata ao criador, onde o parceiro e a gata irão ficar em espaços adjacentes.

Como se procede no acalamento 

Quando a gata começar a fazer avanços em direcção ao parceiro, está na altura de juntar os dois gatos no mesmo espaço para que eles se aproximem.
Habitualmente o acasalamento ocorre durante várias vezes. É comum deixar o casal junto pelo menos durante dois dias após acasalamento. A gata pode estar ainda com o cio e atrair outros gatos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Surgirá então a gravidez tão desejada! É possível que a sua gata perca um pouco de agilidade à medida que o seu peso aumentar. Contudo se ela estiver bem de saúde poderá usufruir das suas actividades atuais!
Espero que tenha gostado do meu artigo, uma boa reprodução e que a sua gatinha possa ter um optimo parto!

Saudações Felinas!

Veja também:

Cuidar e uma gata Grávida
Gatinhos recém-nascidos
Primeiras 6 semanas de gatinhos recém-nascidos

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.