Ração Húmida é saudável para os nossos gatinhos?

Introdução às alergias nos gatos

Por vezes pode ser bastante difícil encontrar algo que realmente os nossos gatinhos apreciem no que diz respeito a alimentação. Se tem consigo um comedor exigente, sabe bem como pode ser frustrante abrir uma lata de ração húmida que comprou para o seu bichinho e a unica coisa que vê é virar o seu nariz e ir embora.

 

Por norma eles adoram ração húmida, bem mais que seca até, por isso, se notar que o seu gatinho não está a aderir a nenhum tipo de ração húmida, o ideal será marcar uma visita no seu veterinário e verificar se realmente está tudo bem com ele.

Dizer que a ração húmida faz pior que a ração seca não passa de um mero mito. Pelo contrário, há situações em que até é aconselhável alimentar o gatinho de ração húmida. Por experiência própria digo que a minha princesa Iris só se alimenta praticamente de ração húmida. Com apenas um ano de idade foi-lhe detetado um problema raro nos rins. Para ela é muito importante o consumo de água. Como a ração húmida tem maior percentagem de água, cá em casa optamos por lhe alimentar através de uma boa ração húmida. No caso de gatos mais velhos, por vezes eles requerem alimentos mais suaves devido ao facto da dentição já não estar em boa forma.A ração humida é uma excelente opção.

Como eles passam algum tempo em casa sozinhos, é dificil perceber se eles realmente bebem a quantidade de água suficiente para se manterem hidratados. Um gato que se alimente apenas de ração seca e que não beba muita água, provavelmente mais tarde irá sofrer de problemas urinários ou renais. O ideal é ter sempre água fresca á disposição, e mais uma vez, refiro a importancia de não dar só ração seca ao seu gatinho.A ração seca é boa sim para a manutenção dos seus dentes, mas a hidratação também é muito importante!

Certifique os ingredientes

Tentar comprar a ração húmida mais barata é um erro gravíssimo porque muitas das vezes os alimentos menos caros não contêm proteína suficiente para atender às necessidades nutricionais de um gato. Isso significa que não há taurina suficiente nele também. A taurina é crucial para a saúde deles porque não podem produzir ou armazená-la no seu organismo.

Quando olhar para os rótulos, certifique-se que eles não contêm grande quantidade de “enchimento”, como grãos, milho ou arroz. Os gatos não precisam deles nas suas dietas. O milho, o arroz são colocados nos produtos mais baratos simplesmente para aumentar ao número de ingredientes e a má notícia é que não há valor nutricional suficiente no alimento. Resultado, o seu gato vai ficar com fome assim como ficará com um peso indesejado também! O primeiro ingrediente de qualquer comida de gato enlatada deve ser “carne”.

Faz sentido oferecer uma dieta variada?

Se decidiu alimentar o seu gato apenas de ração húmida, certifique-se de comprar uma ração premium e que pode variá-la ao longo da semana, por exemplo alternar peixe com carne. Faça uma rotina regular para que o seu gato se acostume com isso e não cause qualquer stress. Lembre-se, os gatos não gostam de mudanças e isso também inclui nas suas dietas! A súbita mudança de dieta pode gerar que o seu gato se recuse a comer qualquer coisa.

 

Ao abrir a lata ou a saqueta reserve o restante no frigorífico para não se estragar. A ração húmida estraga-se muito rapidamente mesmo quando armazenada em local fresco, certifique-se de não dar comida estragada ao seu gatinho.

Alguns donos gostam de adicionar um pouco de água na ração húmida ou até mesmo na seca. Se eles gostarem essa opção é excelente pois fará com que eles ingiram mais água.

Considere fazer a sua própria alimentação para o seu gato

Existe também a opção de fazer você mesmo a própria alimentação para o seu gato. Poderá encontrar á venda alguns livros de receitas de alimentação específica para gatos. Se tem tempo e gosta dedique-se a fazer belos preparados ao seu gatinho!  Dito isto, é sempre uma boa ideia oferecer ao seu gato um pouco de “comida fresca” de vez em quando. Eles vão realmente apreciar isso e o verão como um belo petisco.

Conclusão

Os gatos podem ser comedores esquisitos de vez em quando, mas se achar que possa haver algo de errado com seu animal de estimação Certifique-se de que está tudo bem. Dê-lhes uma boa qualidade de vida para que eles sejam felizes! Por fim não se esqueça,uma boa ração  mantém o seu gato saudável por um bom período de tempo.

 

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediatamento se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.