Quanto tempo deve um gatinho ficar com sua mãe

Quanto tempo deve um gatinho ficar com a mãe?

Colocar um gatinho numa casa muito jovem pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento. 

Se um gatinho for tirado da sua mãe muito cedo, ele perde nutrientes muito importantes. Saiba porque não deve tirar um gatinho tão cedo da mãe.

Gatinhos e idade

Normalmente a mãe começa a desmamar as sua crias com um mês de idade. No entanto não significa que os gatinhos já estão prontos para ir para casa. O processo é lento e pode demorar algumas semanas.

O processo de desmame geralmente continua por mais um mês e os gatinhos são totalmente desmamados entre oito e dez semanas de idade. No final do processo, os gatinhos devem começar a comer alimentos especialmente formulados para gatinhos. Assim que a transição de desmame começa, pequenas quantidades de alimento para gatinho podem ser adicionadas às suas dietas, mesmo que eles ainda estejam a ser amamentados. Colocar alimentos secos a um gatinho pode levar algum tempo, por isso eles precisam de ser introduzidos lentamente para se acostumarem antes de irem para uma nova casa.

Consequências de remover um gatinho demasiado cedo

Quando um gatinho é enviado para a sua nova casa muito cedo, pode haver algumas graves consequências de saúde e de comportamento. Nas primeiras semanas de vida de um gatinho é essencial para sua saúde e desenvolvimento posterior. O colostro ( 1º leite produzido pela mãe gato) e outros nutrientes são responsáveis ​​por ossos fortes, saúde ocular e desenvolvimento dos órgãos. Se forem desmamados muito cedo, arriscará o seu gato em poder desenvolver deficiências mais tarde.

Se ele for removido muito cedo, o seu gatinho pode ter problemas em se adaptar á sua nova casa e a novos proprietários. Crescer com a mãe gato e os companheiros da ninhada é essencial para a sua socialização e para aprender boas maneiras. Sem essa interação, o gatinho pode crescer e ser stressado ou até mesmo agressivo.

 

E se a sua mãe não estiver por perto?

Se a mãe gato estiver ausente por vários motivos os gatinhos ainda podem obter os nutrientes necessários e levarem uma vida saudável. Como o podem ajudar? Alguns abrigos usam uma gata adotiva para fornecer ajuda e socialização. Se isso não for possível, pode comprar um substituto de leite de gatinho, um alimento especialmente formulado que imita o valor nutricional do leite materno.

A idade ideal

Idealmente, os gatinhos devem ir para a sua nova casa com cerca de doze semanas de idade. Enquanto alguns gatinhos podem ir para casa mais cedo, quanto mais puder esperar até doze ou treze semanas, melhor será para o seu gatinho. A hipótese do seu gato vir a ser saudável, bem-socializado e devidamente desenvolvido dependem do tempo que ele passa a com a mãe gato.

Se um gatinho for removido mais jovem que o tempo necessário, poderá precisar de gastar quantidades significativas de tempo trabalhando com ele para se certificar de que ele se adapta á sua nova casa e aprende comportamentos adequados. Ele também pode precisar de suplementos nutricionais para compensar os nutrientes perdidos.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

2 Comments

  1. A minha tbem ,não sei o que seria de mim s meus felinos .
    Estou muito triste ,tenho 6 filhotes para doar e já estou com o coração partido do de imaginar eles indo embora.

  2. Olá Catlover :)
    Pois é... os gatinhos quando nascem são tão fofinhos que até dá dó darmos para alguém! Porque não fica com um filhote?! Não esqueça de se certificar que os futuros donos dos seus bebés vão tratar bem deles :)
    Muitos Beijinhos, obrigada pelo post :)

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.