proteger_gato_do_calor

Como Proteger o meu Gato do Calor

Neste artigo apresento-vos excelentes dicas proteger o seu gato das épocas de calor 

Apesar dos nossos gatos possuírem uma temperatura mais elevada que a nossa (entre 38º a 39º) em épocas de muito calor podem sofrer de insolações, ficarem ofegantes e letárgicos. Se seguem os artigos que vou postando, certamente já repararam que eu reforço muito a parte da hidratação, o incentivo á ingestão de água porque sem dúvida que a água é fundamental para o bem-estar de um gato.

Queridos Cat Lovers Segue 7 dicas para esta época de Verão:

1. Gelo na água em épocas altas de calor

Durante os tempos de calor coloque duas vezes por dia pedrinhas de gelo na água. Pode congelar em forminhas tradicionais ou inclusive em recipientes um pouco maiores.

2. Tosquia e Escovação

Principalmente para os gatos de pelo longo, nesta época aconselho fazer -lhe uma tosquia O seu gato sem duvida irá se sentir mais confortável em dias quentes. A tosquia ajuda na prevenção de vómitos provocados pela ingestão do pelo.

3. Vários recipientes e muita água

Esta dica já partilhei com vocês, mas se não tiveram oportunidade de ler é simples. Coloquem vários recipientes diferentes e grandes no seu espaço. Preferencialmente em cerâmica ou alumínio, recipientes em plástico podem provocar acne felina.

4. Banhos refrescantes

Se habituou o seu gatinho a banhos, encha um pouco de água e incentive-o a brincar!

5. Tapete gelado

Existe um produto muito interessante em petshops que é nada mais nada menos que um tapete de nylon com gel dentro. O peso do animal ao deitar-se no tapete ativa o resfriamento do gel e faz com que ele fique até mais ao menos 6ºC da temperatura ambiente. este efeito por norma dura cerca de 6 horas.

 

6. Protetor Solar

Há dias assisti a um workshop onde a Doutora  abordou várias dicas para proteger o nosso gatinho do calor e nessa palestra falaram acerca das queimaduras solares. Foi sugerido principalmente para gatos de pelagem branca ou gatos com pouco pelo nas orelhas o uso de protetor solar. Existem produtos específicos para uso veterinário desenvolvidos para repelir a vontade do gato lamber na região aplicada.

Caso não encontre pode usar protetor solar humano mas terá de analisar a fórmula, tem de ser hipoalergênico, sem corante e sem perfume. Alguns médicos recomendam o fator 50 mas o ideal é falar sempre com o seu veterinário primeiro.

7. Paninhos Húmidos

Humedeça uma toalha em água fria e passe sobre o pelo do animal várias vezes ao dia. observe o comportamento do seu gato, caso ele se sentir stressado com este processo não deverá insistir.

Espero que tenham gostado da minha partilha!
Aproveitem para partilhar connosco as vossas esperiências 🙂

Muitos Beijinhos!
Nídia Silva

 

Veja também:
Porquê os gatos odeiam água?
Porque os gatos gostam de beber água da torneira?
Como erceber se o seu gato precisa de beber mais água?

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.