Obesidade nos gatos é preocupante?

0
122
Obesidade nos gatos é preocupante?
Quem não gosta de ver gatos gordinhos e fofinhos? Contudo a obesidade nos gatos é uma grande causadora de vários tipos de doença.

Obesidade nos gatos é preocupante? Quem não gosta de ver gatos gordinhos e fofinhos? Sem dúvida, a maioria de nós delicia-se ao ver uma foto de uma bolinha de pêlo “que fofinho!!”.

Pois enquanto esteticamente podemos achar irresistível, mas permanece o facto de que a obesidade nos animais, assim como nos seres humanos, é um grave problema. A obesidade nos gatos pode causar todos os tipos de doença.

De acordo com a Associação para a Prevenção da Obesidade Animal, estima-se que a percentagem de animais de domésticos que estão acima do peso ou obesos está agora em 58% para os gatos e 54% para os cães.

Os números são assustadores em 2010/2011 as estatísticas dizem que em cada 2/3 dos adultos (Homens e Mulheres) a percentagem de obesidade é de 68,6% na América. É tão simples como isto, se não sabemos cuidar de nós mesmos, como podemos cuidar de animais de estimação? O risco de doença por si só já é grave adicionando a obesidade torna-se acelerado. Nos seres humanos proporciona diabetes, hipertensão, problemas nas articulações, para não mencionar inúmeros outros problemas cardíacos e pulmonares. Para os animais de estimação, a lista diz o mesmo.

Há uma infinidade de factores que vão para o excesso de peso ou obesos. Embora seja fácil o suficiente para responsabilizá-lo em maus hábitos alimentares ou a falta de exercício, que são, provavelmente, os causadores mais comuns, outros aspectos como factores socioeconómicos, ambientais e genéticos são bem conhecidos por desempenhar um papel significativo na saúde e bem-estar. Não há uma resposta correcta para qualquer pessoa ou para o seu gato, mas há coisas que você pode fazer para garantir tanto a saúde equilibrada do seu gato como a sua.

obesidade-nos-gatos-tabela-gordo-corpo

Consulta no veterinário

Obter uma consulta de rotina no seu veterinário é importante para obter uma avaliação completa do seu estado de saúde. Não deixe para amanhã um problema que eventualmente tem solução no dia de hoje.

Dia-a-dia mais activo

Se adicionar um pouco de actividade no seu dia-a-dia é bom para ambos, estimula os músculos, e queima calorias. Brincar com o seu gato é o modo mais prático e eficaz de remover a obesidade nos gatos, como também lhe trará algum tempo de qualidade com o seu gato fofo. Se você e seu gato estão acostumados à vida sedentária, pode demorar algum tempo e esforço para encontrar atividades que você goste e, sobretudo manter a motivação, a melhor forma é criar um desafio. Tente começar com dois segmentos de dez minutos por dia para construir a força e resistência, adquirir o hábito de a cada hora fazer 5 minutos de brincadeira, levanta-se e mova-se durante os intervalos comerciais. Enquanto geralmente os cães vão querer jogar mais tempo, muitos dos gatos preferem actividades rápidas de cerca de 2 a 3 minutos.

Alimentação

Uma das maneiras mais simples de controlar a comida é você criar entre 5 a 6 pequenas refeições ao longo do dia, em vez de pular ou limitar-se a uma ou duas refeições, faça um cronograma de quando você vai comer. Embora pareça contra-intuitivo, alimentando o seu corpo dessa maneira, você está permitindo que ele seja mais eficiente e, por sua vez, queime mais calorias. Ele também irá ajudar você a ficar saciado. Da mesma forma, com irá agir com o seu gato, vai agendar seus horários de refeição, aumentar a frequência das refeições, e reduzir gradualmente ao longo do dia a quantidade de alimento. Você também pode colocar o alimento para o seu gato num daqueles brinquedos que estimula os seus instintos, além de exercitar para chegar à recompensa também se estão alimentando, sendo benéfico para o seu corpo e mente.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTerapia com Gato faz desaparecer tristeza de menino
Próximo artigoRexie o gato – Uma vida sobre rodas!
Nídia Silva
"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor confirme o seu comentário!
Por favor preencha o seu nome aqui