Lasers fazem bem ou mal aos nossos gatos?

Lasers fazem bem ou mal aos nossos gatos?

Porque será que os gatos gostam tanto de lasers?

Os lasers são, basicamente, pontos vermelhos de luz vibrante. Ou seja, os nossos gatos são atraídos por tudo que mexe ao juntarmos uma luz impactante, é o caos!

Todos sabemos que os gatos são predadores por natureza, assim que aquele ponto vermelho começa a deslocar-se a alta velocidade e em diferentes direções o seu instinto de caça ativa.

Os lasers como brinquedo para gatos

Uma pesquisa mostrou que é possível para os gatos desenvolverem problemas de comportamento em torno deste pequeno ponto – eles podem frustrados porque não conseguem agarrar o ponto e o resultado disso é  haver um comportamento agressivo, como a mordidela.

“Eu acredito que os lasers precisam de ser deixados no escritório e não transformadas em brinquedos de gatos. Além do potencial que têm em danificar o sistema ocular, os lasers, são frustrantes para os gatos. Os gatos nunca podem sentir a satisfação de segurar o ponto que se move indescritivelmente.” Esta foi a opinião da Consultora de comportamento animal Marilyn Krieger ao abordar este tema.

Dito isto, acha ainda possível considerar este acessório um bom brinquedo para o seu gato?

Desde que você esteja ciente dos problemas e siga estas orientações.

 

1. Nunca deixe o ponteiro laser se tornar único brinquedo do seu gato. É bom ter uma gama de brinquedos, tais como brinquedos de pelúcia ou brinquedos de varinha, brinquedos que o seu gato possa segurar, morder e colocar as garras.

2. Tenha sempre outro brinquedo à mão durante o intervalo do laser, talvez até mesmo um que seja recheado com alimentos. Isso pode funcionar como uma recompensa por todo o seu trabalho duro em perseguição da presa que não está realmente lá.

3. Lembre-se de nunca apontar o laser diretamente para os olhos. Lasers que são vendidos como brinquedos para gato geralmente é suposto serem seguros, mas nunca é confortável ter uma luz brilhando diretamente nos olhos, isso se aplica a gatos, tanto como para nós seres humanos.

4. Ocasionalmente apontar o laser sobre um dos outros brinquedo, desta forma o seu gato é capaz de “capturar a presa” e vai actuar como uma recompensa.

No final, o laser tem a possibilidade de ser um óptimo brinquedo para entreter o seu gato e levá-lo a exercitar, desde que você dê prioridade à sua segurança e esteja atento para um comportamento inesperado. Então, quando usado corretamente estou certa de que você e o seu gato vão usufruir de grandes momentos de prazer com um simples brinquedo.

Para mostrar o quanto divertido os gatos são com um laser, a GoPro produziu este grande vídeo.

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.