Insuficiência Renal Crónica em gatos

Insuficiência Renal Crónica em gatos

A insuficiência renal crônica é uma doença que afeta muitos dos gatos especialmente quando são mais velhos.

Infelizmente, os rins dos felinos são susceptíveis a uma ampla gama de condições que podem diminuir a função renal, e que, se for suficientemente grave, podem causar até mesmo a morte.

Quando os rins e o seu sistema de filtros complexo não funciona bem, o produtos residuais tóxicos podem começar a acumular-se na corrente sanguínea.Se um equilíbrio adequado de resíduos, minerais e electrólitos (tais como sódio e potássio) não for mantido, complicações graves podem afectar outros órgãos.

A probabilidade do aparecimento de insuficiência renal crónica pode ser herdada. Algumas raças como Persas, Himalaias, e Shorthairs britânicos são mais geneticamente predispostos a esta condição.A grande maioria dos casos, no entanto, são adquiridos, e englobam-se em duas grandes categorias: insuficiência renal aguda (ou lesões) ou insuficiência renal crónica. A diferença entre uma e outra é que a insuficiência renal crónica é uma doença que se mantém presente por um longo período de tempo enquanto a lesão renal aguda é uma condição grave, com um início relativamente súbito com sinais clínicos que se tornam aparentes durante um período de uma semana ou um mês.

As causas comuns de lesão renal aguda incluem:

  • A ingestão de substâncias que são tóxicas para os rins, tais como anti-congelante, pesticidas, plantas, produtos de limpeza, e certos medicamentos para seres humanos, tais como medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, como ibuprofeno
  • Os bloqueios que interferem com o fluxo de sangue para o rim ou o fluxo de urina a partir dele.

Se for diagnosticada no seu estágio inicial e tratada imediatamente, os danos nos rins resultantes de lesão renal aguda são potencialmente reversíveis, embora o prognóstico para todos os gatos com insuficiência renal aguda é geralmente guardado.Em alguns dos casos, dependendo da causa da lesão aguda, o prognóstico pode ser fraco, mas noutros, o prognóstico pode ser mais favorável e, com a terapia apropriada, a função renal pode normalizar-se.

 

A doença renal crônica, em contrapartida, é uma doença incurável com um início gradual (meses a anos) que afeta principalmente meia-idade e gatos mais velhos. Á poucos anos atrás os veterinários não poderiam detectar a insuficiência renal crônica a não ser que fosse bastante avançada onde os rins tinham perdido a maior parte da sua função de forma permanente. Agora pode fazer o diagnóstico mais cedo no curso da doença.

As causas exatas da insuficiência renal crônica podem ser desconhecidas, embora a perda de tecido do rim saudável possa ser um desfecho natural de várias causas como doença dentária avançada, infecções renais, inflamação e obstrução do trato urinário. Independentemente da causa, a partir do momento em que um gato está mostrando sinais de insuficiência renal crónica, o grau de perda de tecido rim saudável, muitas vezes limita as opções para um tratamento eficaz.Em alguns casos, pouco pode ser feito para prolongar a vida de um gato diagnosticado com fase final de insuficiência renal crónica.Por esta razão, o diagnóstico e acompanhamento desta doença grave precoce é extremamente importante para os gatos.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediatamento se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.