cuidados_na_boca_e_nos_dentes_no_gato

Higiene nos dentes dos gatos

Os dentes dos gatos têm tendência a ganharem formação de placa bacteriana.

A primeira pergunta que certamente fez foi, como se cuida da boca e dos dentes dos gatos?

Tal como nós, os dentes do gatos necessitam de uma higiene oral perfeita para que a boca se mantenha saudável. Esta higiene passa por uma escovagem regular. Para que esta acção não seja um problema, devemos acostumar o animal à escovagem desde pequeninos.

 

escovagem deve ser feita pelo menos duas vezes por semana com uma pasta de dentes especial para gatos e uma escova de dentes (também para gatos) muito suave ou com uma luva especial. Todos estes produtos podem ser comprados em estabelecimentos que vendam produtos para gatos.

 

Se por algo pontual não conseguir escovar-lhe os dentes pode sempre recorrer a produtos especiais para o cuidado dental dos gatos como comprimidos mastigáveis, sprays, pó para misturar com alimentos, etc.

 

 

Um gato que não faça uma limpeza oral regular tenderá a acumular tártaro nos dentes. A inflamação das gengivas (gengivite) é um dos problemas que podem surgir caso não haja higiene nos dentes do seu gato e pode causar diabetes e inclusive a perda de dentes.

 

Se o seu gato acumulou demasiado tártaro nos seus dentes deverá recorrer a um veterinário. Este realizará uma lavagem oral completa com anestesia geral.

 

Os sintomas mais comuns o aparecimento de gengivite são o mau hálito, a inflamação e o sangrar das gengivas, a formação de uma capa de tons castanhos amarelados ou uma presença anormal de baba. Os casos mais graves de gengivite podem provocar perda de peso pela perda de apetite do animal.

Veja também:

Aprenda a escovar os dentes ao seu gato
Higiene Dentária no Gatos
Gengivite nos gatos – Causas e Sintomas

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.