gripe felina

Gripe Felina – Como cuidar do seu gato gripado

A gripe felina é contagiosa entre gatos e pode ser transmitida tanto por gatos doentes como portadores não infectados.

Tal como em nós humanos, é possível um gato desenvolver o vírus da Gripe. Na maior parte dos casos a gripe felina é causada pelo Calcivirus felino (FCV), ou então pelo herpevírus felino ( FHV). A gripe felina é contagiosa entre gatos e pode ser transmitida tanto por gatos gripados como portadores não infectados. Após a infecção do virus da gripe felina, alguns gatos são considerados transportadores,  ou seja, eles não têm nenhum sintoma, mas potencialmente são infecciosos para outros. A existência de transportadores pode ser a razão pela qual um gatinho desenvolva gripe quando é introduzido numa família de gatos aparentemente saudáveis. No quadro que se segue partilho consigo os principais sintomas de Gripe Felina:

gripe felinaA gripe felina pode ser passageira, mas se não for tratada pode trazer sérias complicações que por sua vez originam doenças secundárias a nivel respiratório. Como donos temos de actuar e procurar o veterinário do nosso animal de estimação. 

Se suspeita que o seu gato se encontra num processo de resfriado e convive com mais gatos, talvez o melhor seja isolá-lo enquanto ele está a passar por esse processo. A gripe em gatos não é transmissível para os humanos e por norma ocorre em épocas de temperaturas baixas como no Inverno, mas também poderá surgir em meses de calor devido a mudanças bruscas de temperaturas ou correntes de ar. Este processo de gripe demora cerca de 10 dias em gatos adultos e saudáveis. Se tem um gatinho pequeno, uma mãe lactante, um gato ou um gato sénior, tenha em conta que esta doença respiratória se pode complicar e originar problemas mais sérios como pneumonia. Para gatos que se encontram nestes perfis, deverá consultar o seu veterinário.

Em casa poderá tomar algumas medidas que menciono neste quadro :

Quando o nosso gato sofre de um resfriado, indica-nos que possa estar com as defesas em baixo devido a alguma carência na sua alimentação. Reforce o seu sistema imunológico. A melhor prevenção para a gripe é seguir o calendário de vacinação que o seu veterinário indicar. E não se esqueçam, tenham sempre cuidado com as mudanças de temperatura bruscas.

 

Espero ter ajudado com a minha partilha, e não se esqueçam de colocar as vossas dúvidas!!!

Saudações Felinas Catlovers 🙂

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Ajuda Gatinho Espirra
Conjuntivite em gatos
Gatos também sofrem de Rinite

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

2 Comments

  1. ótimas dicas, o seu site é maravilhoso!

    • Muito Obrigada Barbara, nem imagina como é bom saber que gosta :)
      Beijinhos!!!

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.