Gatos também sofrem de Rinite

0
77
gato_com_rinite
A rinite não acontece só em seres-humanos, é uma doença que ataca todos os tipos de gato e idades distintas, e pode ser provocada por vários factores.

A rinite não acontece só em seres-humanos, é uma doença que ataca todos os tipos de gato e idades distintas, e pode ser provocada por vários factores.

Neste artigo vou partilhar consigo alguns dos factores primordiais para intervir e prevenir esta doença.

A rinite é uma inflamação que ocorre nas passagens nasais e é provocada por vírus ou bactérias que atingem as mucosas das narinas do gato.

Existem vários motivos para que um gato contraia uma rinite, mas podemos alertar que os mais comuns são: poeira, pólen, fumaça e tudo o mais que possa conter características alérgicas. A rinite pode no entanto ser causada por parasitas, fungos, ou até mesmo problemas nas raízes dos dentes ou pólipos no nariz.

Como se manifesta?

  • Falta de ar;
  • Dificuldade em respirar pelo nariz;
  • Mudança de humor, caso o gato comece a sentir dor ou dificuldade em respirar;
  • Aparecimento de muco na cavidade nasal;
  • Descarga das passagens nasais. Elas podem ser transparentes e líquidas ou espessas. A cor pode variar de claro, amarelado, cinza ou até mesmo verde. Podem ser detectadas secreções de sangue;
  • Se a causa da constipação comum for uma infecção, existe aumento da temperatura onde se verifica que o nariz é quente ao toque;
  • A rinite muitas vezes vem acompanhada por conjuntivite;

O que fazer em caso de rinite alérgica

  1. Antes de mais precisa de iliminar as causas que provocaram a rinite alérgica no seu gato. Assim deve consultar o seu veterinário para ele prescrever o tratamento mais adequado. Lembre-se que o uso de qualquer medicamento deve ser realizado estritamente sob a supervisão de um veterinário!

2.Como cuidados diários remova as crostas formadas no nariz. Isto pode ser feito com um cotonete de algodão embebido em soro fisiológico com muito cuidado. Para ajudar o seu gato poderá o enrolar num cobertor de forma a evitar que ele se mexa enquanto faz a limpeza ao seu nariz.

3.É provável que um gato que sofra de rinite alérgica não tenha muito apetite. Aqueça um ração de saquetas/enlatada. Elas tendem a ter um cheiro bastante mais forte.

4. Humidifique a área de passagem. Uma dica que poderá fazer em casa será aquecer um pouco de água. Coloque o seu gato dentro da sua transportadora de forma a que ele inale o vapor da água por uns minutos.

5. Outra dica que também poderá fazer será na zona de banho enquanto liga o chuveiro. O vapor irá ajudar aliviar o congestionamento do nariz do seu nariz.

6. Mantenha o seu gatinho quente para aliviar os sintomas do nariz entupido. Mantenha a sua caminha quente, confortável assim como o resto do seu espaço.

7. Peça recomendação de gotas para olhos e nariz ao seu veterinário.

8. Garanta que seu gato esteja atualizado com vacinas para lutar contra resfriados felinos, e outras doenças também.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Como tratar gato com nariz congestionado
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor confirme o seu comentário!
Por favor preencha o seu nome aqui