Gatos siameses de olhos cruzados

É normal os gatos siameses terem olhos cruzados

Será uma característica normal dos gatos siameses terem os olhos cruzados?

1. Gatos siameses de olhos cruzados

Os siameses têm tendência genética para os olhos cruzados.
Embora muitos gatos siameses não tenham olhos cruzados, historicamente esta característica foi considerada normal para a raça siamesa. Hoje, os gatos com e sem olhos cruzados existem. Seja qual for sua preferência, poderá encontrar gatos siameses com belos olhos azuis que se inclinam ou olham diretamente.

2. O verdadeiro significado

Os olhos cruzados dos siameses desenvolveram-se para compensar uma falha genética na sua estrutura ocular. Curiosamente, essa mesma característica genética causa a coloração do Siamês. Embora os olhos do gato não estejam permanentemente cruzados, os gatos Siameses tradicionais devem atravessá-los para poderem ver diretamente.

3. Papel dos criadores

Os olhos cruzados e a cauda torcida são considerados naturais para a raça. A maioria se não todos os siameses costumavam ter olhos cruzados. No entanto, a característica tornou-se menos comum nos siameses. Os Criadores trabalharam para remover esta característica, juntamente com a cauda dobrada.

 

4. Dicas

Se procura um gato siames que não tenha olhos cruzados, procure um gato siames moderno. Estes são menos propensos a terem olhos cruzados, embora a característica apareça às vezes porque é genética. Os gatos classificados como siameses tradicionais ou tailandeses não foram criados para reduzir o gene de olhos cruzados

 Veja também:
Gato siamês uma raça extremamente popular
As 10 raças de gato mais antigas
O que não sabe acerca do gato siamês

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.