gatos siameses

Gatos Siameses a História que desconhece

Os gatos siameses e a sua origem

O gato siamês vem do Extremo Oriente. Embora ninguém saiba ao certo de onde vieram os primeiros gatos, estes gatos á eram conhecidos no antigo Sião (Tailândia), no sec. XIV.  Os Ingleses que se deslocavam à Tailândia aperceberam-se desta existência no sec. XIX. Nesta altura eles apenas conheciam os gatos angoras, os gatos comuns domésticos ou então os gatos de quinta. Nunca tendo visto estes gatos de corpo alongado, marcas e pêlo curto macio, estes Ingleses levaram vários gatos para o seu país. Rapidamente estes gatos conquistaram outras pessoas onde fizeram tudo que estava ao seu alcance para que eles se ambientassem. De uma forma geral, estes gatos eram mantidos em estufas aquecidas, com plantas tropicais que os homens tinham trazido das viagens.

Entretanto, os Franceses tinham descoberto os gatos siameses e era frequente marcar presença nos primeiros concursos.

Nessa altura eles tinham um formato bastante diferente em relação aos siameses actuais. Tinham a cabeça mais arredondada e eram mais corpulentos.

Para além destas características, os siameses de olhos cruzados e os siameses com a cauda arredondada indicavam a pureza da raça.

Os Siameses de pontas seal foram os primeiros a serem importados da Tailândia, e mais tarde produziram espontaneamente outras cores de gato siames de pontas azuis, lilases e cor de chocolate. Estas quatro cores são as cores ” clássicas“, e de todas as outras cores produzidas resultam de cruzamentos com outras raças.

Existe ainda uma raça diferente de siamês denominada colourpoint shorthair que provém dos siameses de pontas tigradas, tartaruga, fulvas, cremes e cor de canela. estas cores não-clássicas foram desenvolvidas no reino Unido. Os Ingleses começaram a criar outras cores de  nos anos 50 e 60m e recorreram a azuis da russia, ingleses de pelo curto e outros.

Estas influências deram origem aos pontas fulvas, pontas tigradas, pontas tartaruga, pontas creme, e mais tarde foram introduzidas mais cores como a cor de canela e os pontas-castanho amarelados.

 

Hoje em dia existem gatos siameses com subpelo prateado sobre as pontas coloridas: o siames de pontas tigradas-silver e o de pontas smoke. Os siameses mais atuais são os bi-e tri-colores.

Espero que tenha gostado deste conteúdo e que tenha ficado a conhecer um pouco mais acerca do gato siamês. Se tem um gatinho siamês gostaria muito de conhecer a sua personalidade! Dizem que os gatinhos siameses são animais muito afetuosos, confirma? 🙂 apresente o seu gatinho através do email [email protected]

Muitos Beijinhos

Até ao próximo artigo!

 

 

Veja também:
Gato siamês uma raça extremamente popular
As 10 raças de gatos mais antigas
Gatos siameses verdadeiros faladores orientais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.