Gatos Persas 10 Factos que desconhece

0
731
Gatos Persas 10 Factos que desconhece
Focinhos redondos, corpos carnudos e cobertos de pêlo, os persas são uma das raças de gato mais reconhecidas do mundo. Aqui estão alguns fatos acerca do gato persa.

O seu rosto é praticamente uma marca registada.

Focinhos redondos, corpos carnudos e cobertos de pêlo, os persas são uma das raças de gato mais reconhecidas do mundo. Aqui estão alguns fatos acerca do gato persa.

1. Persas viajantes desde sempre

Como muitas raças, as origens do gato persa são um mistério. Segundo algumas fontes, os gatos de pêlos compridos existiram no Médio oriente há milhares de anos – embora a pesquisa indique que as gatinhas têm genética em comum com os gatos da Europa Ocidental.

Embora ninguém saiba quando – ou como – o resto do mundo descobriu os gatos persas, uma versão popular é que o felino luxuosamente pelado foi introduzido na Europa Ocidental por um italiano chamado Pietro della Valle. Della Valle era um nobre famoso que viajava extensivamente em toda a Terra Santa, Médio Oriente, África do Norte e Índia. Em 1620, della Valle passou pela Pérsia e gostou dos gatos exóticos e de pêlos longos vistos num bazar. Ele comprou 8 deles e levou-os com ele para casa na Europa.

2. Presentes na 1ª Exposição de gatos no Mundo

Mais de 250 anos depois, os persas foram até Londres onde a raça foi exibida no primeiro show de gato organizado em 1871 no Crystal Palace. Provando que os gatos eram populares muito antes da Internet, o evento atraiu mais de 20 mil visitantes.

3. São AMADOS na América

Algum tempo depois de 1895, os persas foram trazidos para os Estados Unidos. Em 1906, a Associação Cat Fanciers foi formada na América, e um persa foi um dos primeiros gatos registrados. Hoje, o persa é um dos gatos mais populares nos Estados Unidos.

4. Personalidades Históricas 

Ao longo da história, muitos indivíduos famosos possuem gatos persas. Florence Nightingale tinha 60 gatos na sua vida, Marilyn Monroe tinha um gato persa branco chamado Mitsou. E Raymond Chandler teria lido os primeiros rascunhos das suas novelas para o seu crítico mais exigente, um persa preto chamado Taki.

5. Não exigem muita atenção

Os persas podem parecer distantes, mas são realmente considerados gatos amigáveis.

6. Existe várias cores e tamanhos 

Enquanto a cultura pop icônica, os persas são geralmente brancos ou prateados, a raça vem numa variedade de cores e tons. De concha e calico a laranja, cinza e preto e branco, as variedades são abundantes. Outras sub-variantes do persa vêm de um cruzamento entre um persa e um Longhairs Siamês e Chinchilla, que tem narizes pontudos e pele com ponta preta.

7. Ícones da cultura POP

O persa é talvez uma das raças mais bem representadas da cultura popular. James Bond Ernst Stavro Blofield e seu alter-ego de paródia, Dr. Evil, ambos adoram acariciar os seus persas brancos e de olhos azuis. O filme de 2001 Cats & Dogs apresenta um diabólico chamado Kitty Galore. Além disso, uma espécie de Pokémon é nomeada após o persa.

8. A sua face nem sempre foi plana conforme conhecemos nos dias de hoje

A seguir ao seu pêlo, a característica mais distintiva do persa é a sua face plana. No entanto, a raça nem sempre teve um rosto escaldado. Os persas já tiveram um focinho mais pronunciado, mas na década de 1950 uma mutação genética fez com que um lote de gatinhos nascesse com características alteradas. Os criadores gostaram da estética, e ao longo dos anos eles usaram a criação seletiva para diminuir a silhueta do gato.

9. São similares aos Angora Turco

Os persas parecem-se muito com os angoras turcos, que são outra raça de felinos que chegaram na Europa a partir do Mediterrâneo nos anos 1500. Os dois foram cruzados ao longo dos anos para melhorar o pêlo do gato persa, tanto que a raça quase desapareceu. A Turquia criou programas de criação para ajudar a salvar o Angora. Os persas têm uma compilação mais abundante, uma cabeça maior, olhos redondos e um pêlo ligeiramente mais longo, enquanto as angoras turcos têm corpos ligeiros, orelhas pontudas e uma cauda semelhante a uma pluma.

10. Foram imortalizados na Arte

Recentemente, uma obra de arte que aparenta ser a ” maior pintura de gato do mundo” foi vendida em leilão por mais de US $ 820,000. O retrato do óleo do final do século XIX é chamado “My Wife’s Lovers”, e pertenceu a um homem rico filantropo que encomendou um artista para pintar a sua vasta variedade de angoras turcos e persas. Outras pinturas persas populares incluem o gato persa branco pelo famoso artista popular Warren Kimble e dois gatos persas brancos que olham para uma tigela de peixe dourado pelo retratista felino Arthur Heyer.

Veja também:

Persa – Conheça a história do gato persa
As 10 raças de gato mais antigas
Gatos Persas como os identificar

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO meu gatinho tenta fugir de casa
Próximo artigoO gato siames uma raça extremamente dócil
Nídia Silva
"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor confirme o seu comentário!
Por favor preencha o seu nome aqui