Gato siamês uma raça extremamente popular

Gato siames uma raça extremamente popular

O gato siamês apareceu pela primeira vez no hemisfério ocidental em Londres em 1871. Era conhecido naquele tempo como o gato real de Sião (Tailândia).

Ele chegou às costas da América 8 anos depois como um presente para o Presidente Rutherford B. Hayes e sua esposa, Lucy. Pelo século XX, o gato siamês era uma das raças mais populares da Europa e America do Norte.

Siamês” na língua tailandesa significa “lua diamante”. Um apelido comum para a raça é “Meezer”.

O Siamês é uma raça natural, a sua coloração é o resultado de uma mutação genética. Ele tem contribuído para muitas outras raças, incluindo o Balinese, o Oriental, o Himalaia, o Tonkinese, e o Havana Brown.

Siamês tem uma aparência física muito distinta

O padrão atual da raça para gatos Siameses é um corpo longo, em forma de tubo, muscular e uma forma de cabeça que forma um triângulo da ponta do nariz para a ponta de cada orelha. O Siamês tem em forma de amêndoa, olhos azuis claros, e as suas orelhas são grandes com bases largas. Os seus pescoços são longos, as suas caudas são finas e o seu pêlo é curto e sem subpêlo.

O Siamês dos tempos de hoje tem o padrão de cor pontiaguda da raça tailandesa (o siamês tradicional), mas a cabeça e o corpo tem uma forma diferente.

O teste padrão siamese pointed é uma forma de albinismo

O padrão pontiagudo (que descreve a combinação de um corpo pálido e extremidades relativamente mais escuras) do Siamês é na verdade uma forma de albinismo parcial (ausência de pigmentação) resultante de uma mutação na enzima tirosinase. A tirosinase está envolvida na produção de melanina, a mutação faz com que a enzima não funcione a temperaturas corporais normais, e apenas em áreas mais frias da pele. É por isso que os siameses têm cores mais escuras nas partes mais frias dos seus corpos – o focinho, as pernas e a cauda.

O pêlo siamês tende a escurecer à medida que o gato envelhece. O adulto Siamês que vive em climas quentes tem tipicamente revestimentos mais claros em relação a Siameses que vivem em climas frescos.
Os gatinhos Siameses nascem com a cor de creme puro ou branco.

Os gatinhos desenvolvem o seu padrão apontado nos primeiros meses de vida. No momento em que um gatinho tem cerca de um mês de idade, a cor do pêlo deve tornar-se visivel.

Originalmente, a maioria dos siameses tinha algumas tonalidades de pêlo (marrom muito escuro), com apenas a aparência ocasional de azul (cinza fresco), chocolate (marrom mais claro) ou lilás (pálido cinza quente). As cores de pêlo menos comuns tornaram-se mais populares ao longo do tempo.

O gato siamês é curioso, inteligente e exigente.

A primeira coisa que a maioria das pessoas notam num Siamês é a sua beleza, mas ele não é apenas um gato bonito. Este gatinho ama pessoas de todas as idades, incluindo crianças, e precisa passar muito tempo com os seus seres humanos. Esta raça é tipicamente ativa e brincalhona, mesmo como adultos. Ele pode permitir-se a ser andado com coleira.

Os gatos siameses gostam de ser o centro de atenção e dão-se bem com outros gatos e cães. Se você e a sua família estiver fora de casa muito tempo, é uma boa idéia ter um segundo animal de estimação para lhe fazer companhia.

 

Para mantêr um siamês entretido, adicone brinquedos de quebra-cabeças, e até mesmo treinamentos de agilidade.

O gato siamês é extremamente sociável.

Se há um traço mais destacado no Siamês do que o seu lindo olhar é a sua vocalização. Muitos siameses são extrovertidos e falantes durante noite. Por outras palavras, se preferir que o seu animal de estimação seja vistoso, mas não barulhento, pode não ser uma opção para si.

O seu miar imita por vezes os gritos de um bebê humano. Tal como um bebê, um siamês é extremamente vocal e pode ser bastante persistente em exigir atenção.

O gato siamês tem a sua quota de problemas de saúde.

A sua forma moderna de cabeça pode conduzir a mais problemas respiratórios e dentais em relação a um gato com as cabeças mais largas ou mais redondas. Alguns siameses também têm olhos cruzados ou uma cauda dobrada.

Outros problemas de saúde relatados na raça incluem pedras da bexiga, amiloidose, doenças oculares como glaucoma ou atrofia progressiva da retina, problemas cardíacos e alguns tipos de cancro.

O Siamês adulto feminino pesa 5 a 6 kg, os machos, 6 a 7 kg. A esperança de vida média desta raça é de 11 a 15 anos.

O siamês é fácil de pentear

O siamês tenderá a largar menos pêlo do que a média devido ao facto dele possuir um tipo de pêlo curto e fino que pode ser facilmente penteado. Contudo é sempre bom que tenha alguns cuidados como pentear semanalmente de forma a remover os pêlos mortos.

Porque o gato siamês tende a ter mais problemas dentários do que as outras raças (devido ao formato da sua cabeça e mandíbula), deve escovar os dentes do seu gatinho diariamente ou pelo menos algumas vezes por semana.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.