6 Sinais o seu gato precisa beber mais água

6 Sinais o seu gato precisa beber mais água

A fim de manter um gato saudável e hidratado corretamente, gato precisa beber mais água para substituir o que ele perde através de funções básicas como urinar.

Quando os níveis de fluido estão abaixo do normal quer a partir de uma entrada de água reduzida ou um aumento da perda de fluidos, ele vai ficar desidratado pelo que o seu gato precisa beber mais água para ficar hidratado.

A hidratação adequada desempenha um papel fundamental em todas as funções corporais do seu gato, incluindo a circulação, digestão e remoção de resíduos. Devido a isso, a desidratação pode ser muito perigosa e até mesmo fatal se não for reconhecida a tempo e tratada imediatamente.

O seu gato pode beber muita água por várias razões, incluindo (mas certamente não se limitando) a falta de água fresca, uma tigela de água colocada inadequadamente, ou por vezes doenças como por exemplo insuficiência renal felina.

Lembre-se que os gatos são peritos em esconder problemas de saúde, por isso esteja atento se houver alterações no seu comportamento. É importante que você preste atenção aos hábitos de consumo do seu gato, a saída da caixa de areia, e a saúde geral em busca de pistas. Faça uma consulta com o seu veterinário se suspeitar de algum problema.

O seu veterinário é o único que pode determinar um verdadeiro diagnóstico e prescrever um plano de tratamento. O tratamento de desidratação provavelmente incluirá fluidos intravenosos ou subcutâneos, e bem como outros testes para determinar a causa.

1. Não beber água

Se você já tem o seu gato a tempo suficiente para saber quais os seus hábitos de consumo, pode perceber rapidamente se ele não está a beber muita água. Preste atenção se ele bebe quando anda pela casa ou quanto tempo precisa de atualizar a sua tigela. Pode demorar algum tempo para descobrir se realmente o seu gato tem algum problema e precisa beber mais água.

2. Urina com frequência

Lembre-se que o seu gato precisa beber mais água para substituir o que ele perde. Um gato que está perdendo uma quantidade anormal de água através da urina está em alto risco de se tornar desidratado. O aumento da urina também pode baixar as defesas do seu gato, de nutrientes vitais e pode ser um sinal de uma doença grave, como diabetes. Para manter a tigela de água do seu gato apetecível, certifique-se de atualizar a água pelo menos uma vez por dia.

3. Vómitos ou diarreia

Semelhante ao facto do seu felino ter aumento da frequência urinária, vómitos ou diarreia podem rapidamente desidratar o seu bichano. Em adição à desidratação, vómitos e diarreia pode sinalizar uma doença grave e pode resultar em perda de peso rápida.

 

4. Diminuição da elasticidade da pele

A elasticidade da pele do seu gato é uma das maneiras mais fáceis de determinar se ou não o seu gato precisa beber mais água para se manter hidratado. Basta puxar para cima um pouco de pele na nuca do animal e liberta-la. A pele de um gato saudável e bem hidratado vai voltar ao normal rapidamente, enquanto a pele de um gato desidratado vai ficar com uma espécie de um alto duro por alguns segundos antes de recuar lentamente.

Nota: Este teste pode não ser preciso se o seu gato estiver com sobrepeso.

6 Sinais o seu gato precisa beber mais água

5. Ânsia

Os Gatos ansiosos perdem mais níveis de água uma vez que não têm glândulas sudoríparas. Ao estarem ofegantes pode causar risco para a sua saúde como a humidade que é perdida através da boca do seu gato.

6. Má circulação

A má circulação pode indicar desidratação. Pode verificar essa situação puxando para trás o lábio superior do seu gato e pressionando com a ponta do seu dedo contra ele por alguns segundos. Verá uma marca branca quando remover o dedo. Num gato saudável e bem hidratado a área vai virar rosa novamente dentro de 1-2 segundos.

 

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existem hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. 

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

2 Comments

  1. Boa tarde. Tenho 2 gatas com 1 ano e 7 meses de idade, ambas castradas. Estava indo td normal até que notei que uma delas estava miando um pouco mais que o costume, e então comecei a observar se ela estava urinando normalmente. Constatei que ela está urinando com pouca quantidade e mais vezes. Água ela está bebendo sem problema. A minha preocupação é que ela pode estar com problema urinário, pelo fato de que elas não gostam de ração para gatos castrados. Aquela que não tem corantes. Tentei dar pra elas por várias vezes, mas elas preferem ficar com fome mas não comem essas rações de jeito nenhum. Só comem ração Wiskas. É normal, bela estar fazendo pouco xixi? Posso dar um chá caseiro pra ela melhorar? Já que eu não tenho dinheiro pra levá-las ao veterinário? Infelizmente não tive condições nem de aplicar as vacinas. Estou muito aflita sem saber o que fazer. Por favor, me dê uma orientação. Elas são muito importantes pra mim. Obrigada

    • Olá Shirley de Sousa, Por favor... não me leve a mal, mas existem situações em que não tem como evitar, é muito importante levar a sua gatinha ao veterinário. Na hora certa
      tudo acaba por se resolver, peça ajuda ás pessoas mais próximas, um problema urinário infelizmente é um caso sério que tem que ser visto o quanto antes por um médico. A pessoa certa para a ajudar é mesmo um veterinário. Um beijinho e espero que consiga

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.