Gato não come – O que devo fazer?

0
145
gato não come
Quando o gato não come pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Neste artigo ensinamos a ajudar um gato a voltar a comer.

Quando o gato não come ele fica deprimido e o apetite diminui cada vez mais. Este ciclo torna-se viciante e necessita de ser corrigido o mais rápido possível para o gato recuperar

Neste artigo mostramos o que deve fazer quando o gato não come

1. O primeiro de tudo que deverá fazer quando o gato não come é determinar o motivo para o gato ter deixado de comer. Pense por exemplo se houve alguma mudança na sua rotina, os gatos odeiam a mudança. Qualquer coisa diferente na casa poderá ter causado a falta de apetite no seu gato.

 

3. Visitantes, novos animais de estimação, diferentes alimentos, uma nova tigela de comida, um horário alterado, um local de alimentação diferente … Tanto quanto for possível, devolva a dieta e o ambiente do seu gato de volta ao que é “normal” para ele.

 

4. Se não funcionar ou você notar outros sintomas preocupantes, é hora de fazer um check-up com o seu veterinário para descobrir porquê o gato não come. Praticamente todas as doenças que surgem nos gatos fazem com que haja diminuição de apetite. Para ajudar um gato a voltar a comer, tente comprar alguns tipos de alimentos enlatados (paté, pastas, snacks) de diferentes sabores. Coloque alguns num prato pequeno e aqueça-os ligeiramente ligeiramente. Se o seu gato não mostrar nenhum interesse, tente adicionar um pouco de óleo de peixe ou caldo de frango

 

5. Faça do tempo de alimentação uma experiência social e agradável. Coloque o seu gato num local tranquilo da casa com um difusor que emita hormónio facial felino. Experimente alimentá-lo manualmente ou colocar uma pequena quantidade de comida estilo paté no seu dedo e Toque-o na boca. Mime o seu gato e elogie-o.

 

6. Se o gato estiver disposto, tente passar uma pasta de comida na boca usando uma seringa doseadora. No entanto, não force a situação. Forçar a alimentação é stressante para os gatos e potencialmente perigoso para si.

 

7. Se nenhum destes truques resultar e ainda não conseguir fazer com que o seu gato coma, o seu veterinário pode prescrever um estimulante do apetite pelo que também pode ajudar um gato a voltar a comer.

 

8. Um dos maiores erros cometidos pelos proprietários é esperar muito para fazer uma consulta veterinária a um gato que parou de comer. Os efeitos adversos da má nutrição começam dentro de apenas alguns dias, e quanto mais você aguardar, mais difícil será fazer com que seu gato coma novamente.

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Comida para gatos
Doença renal crónica felina
O meu gato está com uma depressão

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor confirme o seu comentário!
Por favor preencha o seu nome aqui