gato_doente

Como cuidar de um gato doente

Se tem um gato doente saiba que é importante o tratamento que lhe dará em casa para a sua recuperação.

Partilhamos instruções simples para poder ajudar seu gato doente a se sentir mais confortável.

Criar um espaço de recuperação

  • Mantenha o seu gato doente em casa de forma a poder vigiar o seu comportamento.
  • O espaço onde o gato ficará instalado deve ser aquecido e livre de ruídos.
  • Forneça-lhe comida e água.
  • É importante que as tigelas estejam longe da caixa de areia, os gatos por norma não gostam de ter a tigela perto da bandeja sanitária.gato doente

    A sua caminha deve ser quente e confortável. Poderá colocar uma manta para que ele não sinta frio.Em caso do gato ter baixa temperatura, poderá colocar botijas de água quente

 Como lidar com o meu gato doente?

Um gato quando se encontra doente, provavelmente entra em stress com mais facilidade. O simples motivo de lhe dar um comprimido pode irritar o seu gato. è importante que tenha paciência, lide com ele com muita calma e tente não lhe transmitir ansiedade.

Poderá usar uma jaula de metal que seja suficientemente grande para deixar o seu gato caminhar. Forre-a com jornais para que ela se mantenha quentinha. Dentro da jaula deverá existir tigela com água e comida, uma bandeja sanitária e uma cama.

 

Enquanto lhe estiver a fazer algum tipo de tratamento acaricie-o caso ele deixar e fale com ele.

Como lidar com um caso de vómitos

  • se o seu gato tiver vómitos ou diarreia, hora-a-hora tente-lhe dar uma colher de chá com comida, pode ser frango cozido sem temperos e sem pele ou uma ração de dieta apropriada para a sua situação.
  • Após o problema gástrico estar resolvido, vá aumentando as porções de forma gradual. Mantenha-o com estes hábitos durante 3-4 dias.
  • A água que der ao seu gato deve ser fervida e arrefecida. Se o problema gástrico continuar, chame o seu veterinário.
  • Mantenha os olhos e o nariz e a boca sempre limpos, para que ele possa respirar com facilidade e consiga captar os cheiros.
  • Caso exista diarreia, limpe por baixo da cauda com um algodão humedecido em água morna.
  • Se existirem comichões poderá limpar com uma colher de chá de sal dissolvido em 0,5 l de água morna.

Não se esqueça de partilhar as suas dúvidas, espero que este artigo seja útil para si e caso tenha um gatinho doente que ele tenha umas rápidas melhoras para poder voltar ás suas brincadeiras!

 

Veja também:

Ajudar um gato sem apetite a voltar a comer
Gato não come, o que fazer?
Como saber se o seu gato está a sentir dor

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *