gato bosques da noruega

Gato Bosques da Noruega e sua História

Gato Bosques da Noruega

Os cientistas acreditam que os gatos de pêlo comprido vieram do Sul da Rússia, da Turquia e do irão ( a antiga Pérsia ). Há muitos anos atrás, a pelagem de todos os gatos que viviam fora destas era curta. neste caso, os antepassados do Gato Bosques da Noruega ou Norsk Skaukatt ( conhecido assim no seu país natal) devem ter chegado à Noruega com intervenção humana.

A história exacta da raça não é conhecida mas afirma-se que por volta da séc. IX, os marinheiros vikings que tinham um grande desejo por afastar os parasitas das suas embarcações, encontraram gatos de pêlo comprido em algumas regiões como na Túrquia e levaram para a Escandinávia estes gatos.

Uma vez la vivendo em estado selvagem e o clima era austero, eles foram se moldando, desenvolvendo uma pelagem resistente á água e grossa para puder sobreviver.

O Gato Bosques da Noruega é um descendente longínquo da raça angorá-turco. Ambas as raças têm a cabeça cuneiforme e o nariz rectilíneo.

O Gato Bosques da Noruega tem o pêlo mais áspero e é ainda mais encorpado, mas isto pode ser o resultado da influência dos gatos de pêlo curto que já viviam na Escandinávia.

Os gatos mais encorpados e com o pêlo mais grosso estavam em vantagem comparativamente com os gatos de pêlo mais fino e conseguiam sobreviver melhor aos Invernos Escandinavos.

No Inverno, procuravam a companhia dos seres humanos quando tinham dificuldade em encontrar comida e eram muito úteis e apreciados porque destruíam muitos parasitas nas casas e nas aldeias.

O Gato Bosque da Noruega foi em 1912 apresentado a concurso pela primeira vez. Chamava-se Gabriel Scott Solvfakcs e tinha um manto preto e prateado.

 

O interesse pela raça nacional surgiu por um grupo de felinófilos e resultou numa associação com o objetivo de estabilizar esta criação.

O Gato Bosques da Noruega foi reconhecido pelas associações felinas internacionais em 1977.

Embora hoje em dia possamos ver gatinhos bosques da noruega em todo o mundo, aínda existem muitos gatos da floresta norueguesa que vivem em liberdade.

Espero que tenham gostado deste meu artigo, não se esqueçam de colocar as vossas dúvidas nos comentários e partilhem comigo os vossos amigos para que eu possa apresentar á nossa maravilhosa Comunidade Universo de Gatos Portuguesa e Brasileira 🙂

Muitos Miaus!

Nídia Silva

Veja também:
Truques para cuidar do pelo do seu gato
5 dicas rápidas para tornar o seu gato famoso na internet
As 10 raças de gatos mais antigas

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.