Gatinho gordo : Grandes dicas para o ajudar a perder peso

0
293
gatinho gordo
A obesidade pode trazer doenças muito sérias ao seu gato. Conheça Grandes dicas para ajudar o seu gatinho gordo a perder peso.

Não é apenas o desconforto de transportar alguns quilos a mais que está em causa, os gatos com excesso de peso são mais propensos a sofrer de diabetes, artrite e síndrome do fígado gordo

Aqui estão algumas dicas para ajudar o seu gato a voltar ao seu peso normal:

1.Tabela de indice corporal

Veja a tabela de “classificação de condição corporal” que o irá ajudar a comparar o status do seu gatinho gordo. Verifique se ele ou ela está acima do peso. Em geral, deve sentir as costelas do seu gato e sua espinha dorsal. Analise sob a barriga, um lugar comum para o desenvolvimento de gordura.

2. Analisar a qualidade da ração

Estudos mostram que não é apenas o quanto os gatos comem, mas sim a qualidade do que ele comem. Deverá escolher uma ração que contenha mais proteínas e nutrientes de fácil digestão. Por vezes existem comidas para gatos que contêm muita gordura. O seu veterinário pode o recomendar de boas marcas de alimentos para gatos assim como também o pode aconselhar acerca da porção correta para o seu gatinho gordo. Contudo, por vezes poderá encontrar essas informações nas embalagens dos produtos.

3. Exercício físico

Muitos de nós temos vidas ocupadas pelo trabalho ou pelas nossas crianças. Devemos no entanto agendar algum tempo para brincar com o nosso gato. “Os gatos são um dos poucos animais de estimação que gostam de brincar”.

4. Exercícios de atividade

Esconda alguns grãos em torno da casa em diferentes niveis, o seu gatinho gordo terá de subir e saltar para os encontrar. Se o seu gato não conseguir encontrar a guloseima, ajude-o nas primeiras vezes. Tenha cuidado ao esconder as guloseimas caso exista cães ou crianças em casa. Apenas compre guloseimas de gato saudáveis e verifique nos rótulos os ingredientes.

5. Iniciar a rotina de perda de peso

É perigoso para um gato não comer durante alguns dias, pois podem sofrer de (lipidose hepática), o que pode fazer com que eles entrem em insuficiência hepática”. A perda de peso que é muito rápida também pode causar respostas inflamatórias nos pulmões e articulações ou hipoglicemia. Em vez disso, um gatinho gordo deverá iniciar um programa gradual de perda de peso e somente depois de ser aconselhado pelo seu veterinário.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor confirme o seu comentário!
Por favor preencha o seu nome aqui