gatinho gordo

Gatinho Gordo – Em que altura devo fazer dieta ao meu gato?

Alterar drasticamente a quantidade ou o tipo de alimentação do seu gato gordo pode invocar problemas digestivos ou retirar nutrientes cruciais.

A maioria dos veterinários classifica um gato com mais de 20 por cento de gordura corporal como excesso de peso, ou então, se o perfil felino visto de cima não tem cintura ou abdominoplastia, o gato é muito gordo.

Isto quer dizer que você deve sentir, mas não ver as suas costelas. O gato não deve ter banhas quando ele caminha. O peso ideal de um gato depende da idade, raça, estilo de vida, estrutura óssea e gênero, mas o gato adulto médio geralmente orienta as escalas de 7 a 11 kg (3 a 5 Kg em fêmeas com menos peso.

Dois a 3 quilos extras para um gato é equivalente a 18 kg para um ser humano! Não é de admirar que tenhamos uma epidemia de obesidade. Além disso, os gatos que foram esterilizados usam menos calorias do que os felinos intactos, de modo que muitas das vezes não precisam de comer tanto, eles comem porque os seus donos oferecem muita comida e não exercitam o suficiente.

 

Nunca predisponha o seu gato a uma dieta, ou mude a raçao alimentar, sem antes consultar o seu veterinário. Alterar drasticamente a quantidade ou o tipo de alimento que seu gato come pode invocar problemas digestivos ou esgotar nutrientes cruciais.

Ajudar um gatinho gordo a se adaptar ao seu novo plano alimentar exige alguma paciência. Um gato que se alimenta ao ar livre durante todo o dia pode ficar confuso ou infeliz com as refeições estruturadas, especialmente quando o jantar é uma ração pequena ou é colocado um alimento estranho com um sabor ou textura inesperada. Para se manter saudável, o gatinho gordo deve perder gramas gradualmente, sem perder mais de 0,5 a 2 por cento do peso total por semana. Por exemplo, um gato de 9 quilos não deve perder mais do que 453 num mês. Perder muito rapidamente pode criar problemas: o gato pode desenvolver uma doença grave do fígado, ou o peso perdido pode reaparecer. O excesso de peso não é o único motivo pelo qual os gatos precisam de fazer dietas. Os gatos diabéticos têm muitas vezes sobrepeso ou até podem ser obesos pelo que também requerem uma dieta alimentar.

 

Veja também:
Gatinho Gordo Grandes dicas para ajudar a perder peso
Obesidade nos gatos e como a combater?
Obesidade nos gatos é preocupante

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *