Esterilização ou Castração nos gatos

0
126
Esterilização ou Castração nos gatos e os principais cuidados a ter
A esterilização/ ou castração é uma cirurgia muito comum nos gatos. S

É natural que o seu gato após a esterilização ou castração demonstre um tipo de comportamento diferente. Esteja atento e conheça os principais cuidados após a esterilização/castração.

Esterilização ou Castração

Após a esterilização (cirurgia em gata) ou no caso de ser gato (castração ), o gato requer tempo para se recuperar da anestesia. Nas próximas horas o seu gato poderá apresentar também tonturas, a anestesia provoca nauseas no gato. Normalmente este comportamento existe nas próximas 12 horas.

Outro comportamento frequente na esterilização/castração, o seu gato poderá também vomitar.

Após a esterilização o gato terá tendência em querer dormir mais do que o habitual pelo que é um comportamento perfeitamente normal para um gato que sofreu deste tipo de cirúrgia.

Se o comportamento do seu gato não voltar ao normal após 18 horas ou mais, deverá entrar em contato com o seu veterinário. Provavelmente irá fazer um check-up para confirmar que está tudo bem.

Comida  e Água

Um dos cuidados que deverá ter com o seu gato é dar-lhe acesso a água limpa e fresca. Em relação á comida ofereça-lhe uma pequena porção. Caso ele não tenha grande apetite, não se preocupe de imediato, pois é normal que nesta fase ele não tenha muito apetite.

Os gatos geralmente não querem comer nada entre 12 a 24 horas após terem feito a esterilização ou castração. Se o seu gato comer e depois vomitar, não há necessidade de entrar em pânico porque provavelmente é o efeito do anestésico novamente.

Se observar que o seu gato dirige-se mais vezes para a caixa de areia, tenha em conta que é apenas uma forma do gato liberar toda a medicação que recebeu para a sua operação. Coloque a bandeja perto do seu gato para lhe facilitar o acesso.

Vigiar a cicatriz

A incisão pode se tornar um pouco inchada durante as primeiras horas e pode haver um pouco de vermelhidão. Não é motivo para se preocupar e o inchaço, vermelhidão e descarga desaparecerão gradualmente nas 48 horas seguintes.

No entanto, se após 48 horas o inchaço não cair e a vermelhidão parece estar ficando vívida, então você precisa entrar em contato com seu veterinário e levar o seu gato para a cirurgia. Se você notar que há um cheiro bastante desagradável proveniente da incisão, isso é sério e você precisaria levar o seu gato ao veterinário logo que puder, porque significa que existe uma infecção grave.

  • Mantenha o seu gato num lugar tranquilo e agradável para que ele repouse. Tente evitar que ele salte.
  • Para evitar que a areia entre na incisão e provoque infecção, use papel higiénico na liteira. 
  • Se o seu gato se esconder ele poderá estar com dor. Entre em contato com o seu veterinário logo que possível.

 

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Gato castrado e os seus benefícios
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGato Angorá Turco e o seu lado amigável
Próximo artigoCuidar de uma Gata Grávida
Nídia Silva
"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor confirme o seu comentário!
Por favor preencha o seu nome aqui