Como escolher o arranhador perfeito

Como escolher o arranhador perfeito

Quando adotamos um gatinho devemos ter em conta alguns materiais a escolher, como por exemplo, a alimentação, a areia de gato, os brinquedos, a caminha, o corta-unhas, a escova e um outro acessório que é bastante importante para o dia-a-dia do seu gato, o arranhador. Comprar um arranhador, pode substituir o hábito do seu gatinho querer arranhar em sítios inoportunos.

Mas na hora de escolher este acessório hiper, super, mega importante, ficamos sem saber como escolher devido à variedade que existe no mercado. A primeira dica é aprender a pensar como um gato… ehehe…

Com tanta variedade vamos ajudar na escolha do arranhador perfeito

Como já sabem o acto arranhar acaba por ser essencial para manter um gato saudável. Os gatos devem ter algo onde gostem de arranhar para evitar que arranhem em imobiliários, cortinas, tapetes entre outros sítios que para si são desagradáveis. Os gatos também utilizam o seu arranhador para alongamento e exercício, de modo que a obtenção de um lugar adequado é vital para a saúde de um gato e do bem-estar.

Todos os gatos têm unhas nas suas patas dianteiras e traseiras. As traseiras servem principalmente para coçar e para subir, enquanto as unhas dianteiras ajudam o gato e segurar a presa. Ambas as garras (dianteiras e traseiras) também podem ser usadas como defesa se necessário.

Tal como as nossas unhas, as garras de um gato continuam a crescer ao longo da sua vida pelo que requerem um cuidado com alguma regularidade. A maioria dos gatos cuidam delas usando os dentes para puxar as suas unhas, remodelando as novas garras afiadas. As unhas dianteiras, são mais fáceis de serem arranjadas.

Os gatos outdoor

Os gatos na rua por norma usam os troncos de árvores ou postes da cerca de madeira para afiar as suas garras dianteiras. Alguns amantes de gatos recolhem lenha ou pequenos troncos e levam para os seus felinos arranharem, enquanto outros compram um arranhador através de troncos naturais.

 

O material com que é fabricado o arranhador 

Outro material de escolha é o papelão ondulado. O arranhador de papelão é económico. As minhas gatas gostam bastante de arranhar neste tipo de arranhador embora também gostem dos de corda de sisal. Normalmente eles deitam-se no chão e até encaram como se fosse um brinquedo. Uma vez que muitos gatos gostam de desfrutar de um arranhador deste género e são muitas das vezes económicos, os proprietários podem optar por estes antes de comprarem um mais elaborado.

Um poste coberto de corda de sisal bruta é outra opção popular. O sisal realiza o mesmo propósito como casca de árvore do lado de fora – ele pega com as garras dianteiras para que possa puxar para baixo e solte a bainha para expor a nova garra. O arranhador de sisal custa um pouco mais do que o de papelão descartável, contudo ele é mais duradouro não precisando de ser substituído tantas vezes. Muitos gatos gostam de usar lugares cobertos de sisal.

Outro tipo de arranhador que está também disponível em algumas lojas de animais é revestido com material de carpete. O tapete realiza o mesmo propósito como sisal, que muitas vezes se assemelha a carpetes encontradas nas escadas e pisos em casas. Alguns gatos não conseguem fazer uma distinção entre o tapete e o arranhador. Estes gatos muitas vezes afiam as suas unhas nos tapetes das escadas precisamente porque também gostam deste material.
Para a maioria dos gatos, a robustez e estabilidade de um arranhador é mais importante do que o material de construção. Os gatos gastam muita energia para afiar as suas unhas. Um poste de madeira ou de sisal deve ser ligado a uma base resistente para não oscilar enquanto o gato arranha. Um poste que oscile pode ser pregado numa base maior para que ganhe mais estabilidade. No caso dos arranhadores de papelão que se encontram no chão devem ser grandes o suficiente para o gato ganhar estabilidade.

A altura do arranhador

Outro fator a considerar é a altura do poste. O arranhador deve ser um pouco alto de forma ao gato se conseguir esticar.

Por último, a colocação do poste numa casa desempenha um papel na aceitação do gato. Os gatos gostam de arranhar para marcar o seu território, deixando avisos visuais para outros intrusos felinos. Pela mesma razão, muitos gatos que arranham móveis escolhem um braço de uma cadeira ou a perna de uma mesa para que qualquer pessoa que entre na sala ou em casa saiba imediatamente que aquele sitio lhe pertence.

Seja de papelão, de madeira, sisal, vertical ou horizontal, simples ou elaborado, o importante é que ele seja eficaz de forma a satisfazer as necessidades do seu gatinho. Escolha um poste que agrade o seu gato e receberá um ronronar como recompensa!!!

Procura ideias?

Seleccionamos os melhores arranhadores e ofertas aqui no americanas.com.br ou na miscota.pt

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.