Dicas para ter um gato FELIZ

Dicas para ter um gato FELIZ

Há muitas formas de fazer um gato feliz!

Os gatos não têm muitos gestos de afinidade como os cães, seres humanos, cavalos e outros animais do grupo. Os animais do grupo têm muitas formas de trabalharem juntos para resolver a tensão. Os gatos não sabem como resolver cooperativamente ou difundir o stresse. Quando um gato sente algum conflito, ele corre ou retira-se para evitar a fonte de stresse.

Se um gato o seguir e permanecer perto de si á procura da sua atenção, sinta-se realizado pois é sinal que entre si e o seu gatinho está a haver uma boa ligação.

[mpress_banner banner=”8731″ persistent=”true” dismissible=”false”]

É seu trabalho a ligação com o seu gato. Um gato só se irá tornar afetuoso consigo e procurar a sua atenção, se ele gostar e confiar em si. Se o ignorar, seu gato irá criar afinidade consigo. Se o repreender ele o temerá, se desconfiar dele, o gato irá evitá-lo. Se houver conflito entre outros gatos que existam em casa, eles irão lutar. Abaixo estão algumas dicas que o podem ajudar a ter um bom relacionamento com o seu gato e torná-lo feliz.

Dicas para ter um gato FELIZ!

1. Ração separada do bebedouro

Tenha os alimentos separados e pratos de água. Os gatos gostam de beber num local separado de onde comem. Use grandes tigelas de cerâmica para a água. Reabasteça e refresque a água pelo menos uma vez por dia.

2. Alimentação á disposição

Tenha ração seca sempre disponível para o seu gato petiscar sempre que sentir necessidade. Se tiver de restringir a ingestão de alimentos do seu gato, crie várias e pequenas refeições  e duas ou três refeições maiores por dia.

3. Comida húmida

Dê comida humida ao seu gato. O alimento húmido é mais saudável que o alimento seco e tem mais quantidade de água. Quanto mais água um gato bebe, menos provável é propenso a desenvolver infecções do trato urinário.

4. Colocar liteiras grandes

Tenha liteiras grandes pela casa. Muitos gatos arranham fora da caixa de areia ou nas paredes ao lado da caixa porque a bandeja é demasiado pequena. Quanto menor a bandeja, mais sujo ficará com o uso. Se houver mais de um gato no agregado familiar, a situação da caixa de areia torna-se mais problemática. Se um gato urinar ou defecar na liteira, o outro gato tem que pisar caixa suja.

5. Tenha mais que uma liteira

Muitos gatos preferem defecar e urinar em liteiras. Coloque mais que uma caixa de areia em locais diferentes. A regra de ouro é: para cada gato tenha uma liteira extra. Eles gostam de ter a sua privacidade.

6. Prefira areia aglomerante

Use areia aglomerante. É mais higiénica, maior parte dos gatos preferem este tipo de areia, pois as necessidades não se espalham. É mais fácil de se limpar.

 

7. Mantenha a liteira sempre limpa

Limpe as caixas de areia pelo menos duas vezes ao dia. É muito desagradável, tanto nós como para os gatos, chegar no banheiro e descobrir que alguém usou antes de si e não puxou a descarga. A diferença é que os gatos não podem puxar a descarga e temos que fazer isso por eles. Manter a caixa de areia limpa é fundamental sobretudo para a saúde deles, uma vez que pode acumular amônia, moscas e bactérias. Recolha as fezes sempre que puder e evite deixar que a areia fique úmida.

8. Tenha arranhadores á disposição

Tenha alguns arranhadores distribuídos pela casa. Os gatos precisam das suas garras. Eles precisam de arranhar. Eles arranham quando se sentem confortáveis, felizes, e antecipam algo de bom. É reconfortante para eles. O seu gato pode arranhar na sua presença, porque a sua presença é reconfortante para ele. É por isso que gosta de arranhar no tapete ou os móveis quando entra numa sala, antes de ser alimentado, quando volta para casa, ou no meio de uma sessão de jogo.

9. Brinque com o seu gatinho

brinque com o seu gato regularmente. Se tiver um gato novo, ele terá uma energia sem limites. Os gatos podem ser mais ativos durante a noite e ao amanhecer ou anoitecer. Se não brincar com o seu gato com brinquedos interativos, como brinquedos de corda e brinquedos de varinha de penas, ele irá ficar entediado, deprimido e inquieto. O seu gato pode então durante a noite miar bastante. Agende sessões de brincadeira com ele! Vai valer a pena para ambos.

10. Estime o seu gato ao longo da sua vida

Um gato pode viver até vinte anos, e até mais. Um gato é realmente um compromisso a longo prazo. Adotou um companheiro que depende de si. Onde estará em 10, 15 ou 20 anos? Tenha responsabilidade sobre ele a partir do momento em que decidiu adotar um gato.

 11. Prefira arranhadores bem elaborados

Invista em arranhadores robustos, sólidos ou árvores para gatos. Eles preferem coçar em superfícies texturizadas. Os arranhadores de madeira, sisal e cartão ondulado funcionam muito bem. As almofadas de raspar e postes devem ser grandes e resistentes. Um gato não irá usar um pequeno e frágil arranhador. Coloque o arranhador num local que seja desejado por ele.

12. Ofereça-lhe brinquedos

A maioria dos brinquedos de gato são muito grandes para eles. Certifique-se de obter brinquedos com canas se eles gostam de brinquedos de varinha, e tente encontrar brinquedos que tenham penas pequenas ou ratos falsos. Também pode amassar papel para o seu gatinho o perseguir. Os brinquedos pequenos com catnip são agradáveis para a maioria deles. Se tiver um brinquedo na varinha que o seu gatinho não gosta, tente remover o brinquedo ou a pena e invente com outro objeto. Termine as sessões do jogo com alguns deleites.

13. Não repreenda demasiado um gato

Não repreenda um gato sem motivo e frequentemente. Ele irá perder a confiança em si e não haverá uma boa ligação entre si e ele.

14. Durma com ele

Um gato vai ter mais afinidade e menos problemas comportamentais se ele poder dormir perto de si. Se o seu gato não dormir consigo à noite, ele tende a ser menos afetuoso.

Veja também:

5 Maneiras de criar amizade com gato
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

2 Comments

  1. Entonces mi gato es muy feliz, me encanto el blog saludos.

    • Hola Guillermo! Gracias por el comentario. Saludos!

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.