gata_grávida

Cuidar de uma Gata Grávida

Decidir fazer criação de gatos é um processo muito emocionante e é ainda mais gratificante quando você decide ajudar a sua gata grávida.

1. Escolha de forma consciente

Antes de tomar esta decisão de criar gatinhos deve primeiro garantir que a reprodução da sua gata é uma escolha responsável. Pense se tem condições e espaço suficiente para cuidar dos seus filhotes.

2. Afastar de outros gatos

É perfeitamente possível que uma gata fêmea tenha uma ninhada gerada por dois gatos diferentes, se a gata entrar em contato com dois ou mais gatos machos diferentes. Uma vez que a sua gata acasalou, mantenha-a dentro de casa e longe do contato com outros gatos pelo menos uma semana após a concepção, para minimizar a hipótese da ninhada ter um pai misterioso!

3. Converse com o seu veterinário

É aconselhável que o seu veterinário saiba que a sua gata está grávida, mesmo que a gravidez progrida como um mecanismo e não precise da ajuda do seu veterinário ao longo do percurso. Eles mais que ninguém podem lhe dar conselhos e recomendações ao longo do processo.

4. Gata que está administrando medicação

Se a sua gata tomar medicação, suplementos ou fizer outro tipo de tratamento, fale com o seu veterinário antes de reproduzir. Não só alguns medicamentos são contra-indicados para uso durante a gravidez, mas também se o seu gato tem uma condição de saúde subjacente que necessite a medicação, isso pode, em alguns casos, significar que a sua criação é uma má idéia, pois pode colocar em risco a sua saúde

 5. Caixa de areia

Se a sua gata permanecer dentro de casa durante a sua gravidez, você irá necessitar ter uma caixa de areia pronta para ela usar quando eles nascerem. A caixa de areia deve ser de baixo nível para que os gatinhos possam entrar nela o mais rápido possível, e liteira que usar deve estar livre de argila por razões de segurança.

 

6. Preparar uma caminha

A sua gata grávida naturalmente começará a repousar num local confortável para dar à luz à medida que o tempo se aproxima. Uma vez que ela escolheu o seu lugar, começará a se instalar nesse local. É nesse sítio que deve preparar o seu ninho. Forneça roupas de cama macias e confortáveis ​​para ela e os seus filhotes.

7. Alimentação e cuidados de enfermagem

À medida que a gestação da sua gata progride, a necessidade de alimentos aumentará dramaticamente, atingindo o pico quando produzir leite para os gatinhos. A sua gata deve poder se alimentar através de alimentos nutritivos de alta qualidade em todos os momentos, e é uma boa ideia falar com o seu veterinário sobre a melhor maneira de alimentar a sua gata em todas as etapas do processo.

8. Segurança

Enquanto a sua gata está grávida, ela será mais vulnerável ​​e menos capaz de se defender o que significa que deve tomar medidas para protegê-la de possíveis ameaças. Separe-a de outros gatos e garanta que ela não será incomodada por cães ou visitantes que vêm para sua casa.

9. Uma vida tranquila e calma

Uma gata grávida não deve estar submetida a um fluxo constante de visitantes, particularmente durante os primeiros dias de vida dos gatinhos. Deverá restringir o acesso às pessoas e garantir que ela não é perturbada indevidamente enquanto cuida dos seus gatinhos.

Veja também:

Gata mãe não alimenta os seus filhotes 
Gatinhos quais os cuidados a ter
Gatinhos recém nascidos e cuidados pós parto

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.