cuidados pré-natais

Gata Grávida – Cuidados Pré-Natais

Se a sua gata está grávida tenha em mente que o seu animal de estimação irá precisar de alguns cuidados pré-natais. Acreditamos que tenha interesse em saber quanto tempo dura a gravidez numa gata, o que fazer durante esta fase e como agir nesta situação. Neste artigo partilhamos tudo que necessita saber para poder ajudar a sua futura mamã!

Como saber se a sua gata está grávida

Por vezes é difícil perceber se realmente a gata está grávida ou não, contudo exitem alguns sinais que o podem ajudar a identificar como estes:

  • Alterações de comportamento, (ela poderá ficar por exemplo mais reservada e com tendência a querer brincar menos)
  • Ligeiro rubor nos mamilos ( geralmente manifestam-se na 3ª semana)
  • Aumento de peso
  • Os mamilos ficam mais inchados e rosados
  • A barriga fica maior

Diagnóstico

É possível confirmar a gravidez numa gata através de uma ecografia feita pelo seu veterinário. A ultrasonografia é o melhor recurso para acompanhar o crescimento dos gatinhos. Ela pode ser feita a partir das 3-4 semanas e serve para avaliar o tempo da sua gravidez.

gata gravida

Uma gata expectante necessita de alimentos nutritivos. Poderá seguir algumas orientações feitas pelo seu veterinário em relação á sua alimentação. Ele poderá sugerir suplementos indicados para esta fase.

Outra situação que também tem importancia é determinar se a gata suporta parasitas internos/externos. Os parasitas podem ser transmitidos para os gatinhos e por sua vez originar outras complicações. Por vezes pode ser examinado através de uma amostra das fezes a possibilidade de existirem parasitas intestinais.

O seu veterinário irá lhe esclarecer melhor acerca de Parasitas Internos e Externos

 

Cuidados Pré-Natais

Como já foi mencionado em cima, o comportamento da gata poderá mudar. Esteja preparado para a entender que ela pode se reservar com mais frequência e não estar tão activa.

gata grávida

A sua gata precisa de se sentir acolhida e amada por si. Durante os dois meses o dono tem um papel importante para a gata, ele deve ser o seu “pilar”.

  • Ela deve estar bem alimentada e é importante também que beba água.
  • Durante as horas de parto é frequente a gata perder o apetite e ficar letárgica.
  • Bem antes da data de nascimento, prepare uma caixa de maternidade para a sua gata.Ela deve ser de fácil acesso para a mãe, mas não convém ser demasiado baixa para não permitir que os gatinhos rolem para fora.gata gravida

A caixa deverá ser confortável e quente. poderá por exemplo revestir uma caixa de papelão com jornais, sendos estes fáceis de substituir quando estão sujos.

  • Incentive-a a passar algumas horas na caixa de maternidade.
  • Evite pegar-lhe ao colo, a não ser que seja mesmo necessário. Se tem crianças tenha atenção para que elas não a magoem ao tentar brincar.

 

Saudações Felinas!

Veja também:

Cuidar e uma gata Grávida
Gatinhos recém-nascidos
Primeiras 6 semanas de gatinhos recém-nascidos

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *