Como conquistar a confiança de um gato de rua

Formas de ganhar a confiança com um gato perdido

 

Se encontrou um gatinho na rua e quer conquistar a sua confiança é necessário uma estratégia. Veja aqui algumas formas de ganhar a sua confiança.

 

O objetivo é acolher o gato de rua sem o prejudicar ou assustá-lo, porém, temos que ter a certeza de que estamos seguros também.

Um gato de rua assustado pode se tornar agressivo quando se tenta defender. Lembre-se, eles não sabem que está lá para o ajudar. Independentemente de como encontrou o gato, deverá colocar em prática algumas medidas.

 

1 – Compreender a linguagem corporal

Talvez a parte mais importante de construir a confiança de um gato de rua esteja em compreender a línguagem do corpo felino. Saber quando o gato está stressado, quando começa a se sentir mais confortável e quando o pode abordar é importante para um salvamento seguro.

Com um gato assustado o tempo irá ser crucial. Se tentar abordá-lo muito cedo, nunca será capaz de o acolher em segurança.

 

 

2 – Use comida

O alimento é seu amigo. Use comida que tenha um cheiro apurado. Alguns pedaços de frango podem atrair um gato de rua faminto para sair do seu esconderijo. Dito isto, obviamente não utilize alimentos tóxicos ou perigosos, como ossos de frango cozido. Primeiro, coloque a comida no chão e afaste-se dela.

Se estiver muito perto, o gatinho não se irá chegar em torno da comida porque eles têm medo de si. Ofereça apenas um pouco de comida de cada vez. Comece por observar o gato a comer enquanto se afasta a alguma distância (poderá ter que deixar a comida e retornar no dia seguinte), e se aproximar cada vez mais até que o gato coma a comida mais perto de si.

Uma vez que pode alimentar o gato desta forma, comece aos poucos por se aproximar dele. Eventualmente, será capaz de tocar no gato a pouco e pouco.

3 – Seja Paciente

A paciência é a chave. É provável que um gato de rua não se sinta confiante e interaja com as pessoas. Mesmo que seja um gatinho largado por outra pessoa pode ter medo de cumprimentar estranhos. A paciência evitará que você e o gato se magoem. Não apresse nada.

O processo de construção de confiança leva muito tempo. A captura de um gato de rua pode levar muitas horas e às vezes até dias. Apressando o processo irá lhe causar mais medo, potencialmente poderá assustá-lo e colocá-lo a si em risco de ser mordido.

Todos nós queremos ver gatos vadios resgatados e em boas mãos, mas fazer tudo rápido pode não ser benéfico. Seja paciente, ganhe confiança gradualmente, e em breve vocês estarão a ir para casa juntos.

 

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.