Cangote: Evite segurar o gato pela região cervical

0
10861
Cangote: Evite segurar o gato pela região cervical
Sabia que segurar o seu gato pela região cervical ou o termo mais popular cangote ( scruff em inglês ) não é aconselhável? Fique a conhecer o motivo...

Sabia que segurar o seu gato pela região cervical ou o termo mais popular cangote ( scruff em inglês ) não é aconselhável?

 

Todos sabemos que quando pretendemos imobilizar o nosso gato é quase por instinto utilizarmos este método que até bastante eficaz. Mas o que não sabe é o motivo pelo qual deve ser evitado, na verdade até os veterinários para poder examinar utilizam este método de pegar o gato pelo cangote evitando qualquer comportamento mais agressivo ou agitado.

Os motivos para evitar pegar pelo cangote.

Uma pesquisa realizada pela Dra. Jennifer Coates demonstra que o mecanismo bioquímico não reflecte-se de forma esclarecedora a imobilização quase total dos membros quando o gato é contido pela região cervical. Contudo as endorfinas liberadas são mencionadas constantemente como explicação, descreve como uma adaptação da espécie que permite o transporte das crias pela mãe de um modo fácil e seguro.

Por tradição os veterinários têm sido ensinados a utilizar este método de pegar pela região cervical ( cangote ), de modo a controlá-los para exames e procedimentos. O mesmo método utilizado pelas mães gato quando pretendem deslocar ou transportar as suas crias.

Embora, a pele solta entre os ombros “músculo flexor” apenas ocorre em gatos ainda jovens, de modo que, pegar em um gato adulto desse modo em geral provoca stress e medo. Por esta razão estão a ser praticados outros métodos para que os gatos adultos relaxem nas salas de exame, como por exemplo usar mantas para se esconderem e que permita examinar mantendo o seu gato menos agitado.

Pegar pela região cervical ( cangote ) só deve ser utilizado em uma situação extrema em que precisa de controlar um gato rapidamente e por circunstâncias adversas para isso será conveniente saber como aplicar o método correctamente. Evite usar este método como uma acção de formação ou para repreensão. Repreender um gato desta forma, depois de ele ter realizado um comportamento não desejado ( cangote o último recurso à contenção ), irá resultar em um gato que vai ficar extremamente chateado e ainda por cima não ter ideia do motivo para o qual você está pegando pelo cangote!

Trate e eduque o seu gato com respeito

Trate o seu gato com respeito e eduque de forma adequada. Atitudes extremas, como é o caso de pegar incorrectamente pelo cangote nunca deve ser utilizado por instinto, mas como a última alternativa à contensão.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existem hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

O meu gato está com uma depressão
Diarreia nos gatos o que fazer
Obstrução urinária em gatos o que deve saber

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGatos acordando os seus donos [COMPILAÇÃO]
Próximo artigo9 Fotos de gatos a roubar a nossa comida
Nídia Silva
"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor confirme o seu comentário!
Por favor preencha o seu nome aqui