caixa de areia

Cuidados a ter com a Caixa de Areia

A caixa de areia é considerada dos artigos mais importantes a ter em casa

Muitos dos problemas comportamentais dos nossos gatos passam pela forma como a usam. Fornecer uma caixa de areia ao agrado do seu gato ajuda a contribuir para o não aparecimento de problemas de comportamento direcionados para a liteira.Por este motivo é importante que analisemos grandes factores para evitar este tipo de problema.

Factores Que influenciam a percepção dos gatos em relação á caixa de areia

Desde o inicio tenha em conta estes factores como base:

1. AMBIENTE
2. TIPO DE AREIA
3. ODOR
4. TAMANHO

1. AMBIENTE

Um Ambiente calmo, seguro e de fácil acesso para evitar o aparecimento de problemas provocados por stress.
O gato gosta de ter controle sobre a sua privacidade e por isso deverá criar pontos separados para cada atividade.

Por exemplo os pratos da refeição devem estar num ponto único e longe da caixa de areia. Assim como os bebedouros e os acessórios de brincar também devem estar em zonas distintas.

O gato gosta de ver o que se passa ao seu redor e de se sentir seguro, por este motivo o local deve dar facilidade para o gato sair sempre que sentir essa necessidade.

Não coloque a caixa de areia em zonas ruidosas como por exemplo perto de máquinas de lavar, perto de um chuveiro ou de um sitio húmido.

Outra coisa que não deve fazer é colocar a caixa de areia em sítios apertados. Estes locais podem ser demasiado conflituosos para o seu gato.

2. TIPOS DE AREIA

Podemos encontrar vários tipos de areia á venda em petshops como areia aglomerante, perfumada, sílica e outros substractos, mas quem irá escolher a areia mais indicada será o seu gato!

No geral os gatos gostam de areias macias para não magoar as patinhas, então neste sentido as areias aglomerantes são uma boa escolha.

Muitas das vezes os gatos procuram alcatifas em alternativa ao material que está dentro da caixa da areia porque encontram nelas algo mais macio.

Existem areias com cristais maiores. Se o seu gato gosta de uma textura macia, este tipo de areia certamente não irá estar ao seu agrado .

3. ODOR

Muitos gatos negam fazer as suas necessidades quando a caixa de areia já foi utilizada. A areia com a urina e as fezes deve ser retirada pelo menos duas vezes por dia, idealmente sempre que estiver suja.
Para oferecer maior escolha devemos ter sempre disponíveis uma caixa a mais que o numero de gatos que reside em casa. Assim, o gato tem sempre a opção de se dirigir á areia que se encontra mais limpa.
Tenha em conta que o olfacto dos felinos é muito mais apurado que o nosso.
Eu pessoalmente não aconselho o uso de areias perfumadas e muito menos ambientares perto das caixas de areia, são odores demasiado fortes que podem encorajar o gato a procurar outros locais. Lembre-se que se uma caixa de areia se mantiver sempre limpa não há riscos de aparecimento de odores.

 

4. TAMANHO

Por fim o tamanho da caixa de areia. O tamanho irá depender da estrutura e das necessidades do seu gato.

Se tem um gatinho com 2 ou 3 meses de idade: deve começar com uma caixa de areia pequena e baixa para lhe facilitar a entrada.

Se tem um gato sénior ou com problemas de mobilidade: a caixa de areia deve ser igualmente com as beiras baixas.

Se tem gatos adultos e grandes: precisam de caixas de areia maiores, bastante espaçosas.

Em petshops estão sempre disponíveis vários tipos de caixa de areia adequadas para cada necessidade

Caixa de areia tapada ou aberta?

Cada gato tem a sua própria escolha. Alguns gatos gostam de caixas de areia mais fechadas, outros gostam de caixas sem tampa. Se optou por uma caixa de areia fechada, este tipo de caixa pode conter mais o odor e impedir que o gato observe o meio em seu redor.

Inicialmente comece por oferecer uma caixa de areia aberta e observe a sua reação.

Espero que tenha gostado das minhas dicas, faça a experiência utilizando estes pontos chaves que lhe dei. E já agora qual a preferência do seu gatinho. Caixa de areia Aberta ou caixa de areia fechada? 🙂

Muitos Beijinhos

Até ao próximo artigo!

 

 

Veja também:
Mau odor na caixa de areia evite problemas
Caixa de areia para gatos evite problemas
9 dicas para o seu gato não fazer necessidades fora da caixa de areia

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.