Alimentação para Gato – Ração Seca vs Ração Húmida

Alimentação para Gato - Ração Seca vs Ração Húmida

Muitas pessoas têm dúvidas acerca da alimentação que devem dar aos seus gatos…  Ração húmida ou ração seca? Qual o melhor para o meu gato?

Hoje em dia existe uma grande variedade de rações disponíveis no mercado, é quase como irmos ao supermecado comprar um ingrediente e somos deparados com as variantes A, B, C, D, E e F.

Contudo, precisa de decidir qual o melhor produto a dar ao seu gato,ração húmida ou seca? Há uma série de factores a serem tomados em consideração, embora que por vezes, quando adquire um gato novo ou gatinho, este já possa vir com hábitos alimentares definidos.

Alimentação para Gato – Ração Seca

A primeira coisa a lembrar sobre o seu gato é que ele ou ela é um carnívoro e precisa de alguma porção de carne baseada na sua dieta. A carne contém contém o aminoácido denominado de “taurina”, que é essencial para o seu bem-estar. Os gatos não devem ser alimentados com comida de cachorro (embora possa ser tentador por ser frequentemente mais barato que a ração de gato).

Quando a ração seca foi lançada pela primeira vez há muitos anos, muitos pensaram que ela esteja relacionada a problemas urinários em gatos, e, em particular, cristais urinários dolorosos em gatos machos castrados. Também foi pensado que dar só ração seca seja um problema e assim esteja ligada à insuficiência renal crónica, doença inflamatória do intestino e diabetes devido ao baixo conteúdo de água. A investigação mostrou que os problemas urinários foram ligados especificamente a um alto teor de magnésio, e, gradualmente, as fórmulas de alimentos secos foram modificadas para conter uma percentagem inferior de magnésio. Hoje em dia deve ser inferior a 230 mg por dose média.

Existe ainda um risco de diarreia relacionada com o elevado teor de amido e teor de hidratos de carbono que também pode ser responsável pela desidratação aguda. A ração seca como alimento seco tem um teor de humidade de apenas 8-10%, em comparação com uma média de 78% no caso da ração humida . A água fresca deve estar sempre disponível, especialmente para os gatos que são alimentados com uma alta proporção de raçã seca. Hoje é amplamente aceite que o leite de vaca possa causar problemas de estômago. Um gato alimentado apenas de ração seca é muito susceptível de se tornar com excesso de peso comparando com aqueles que são alimentados exclusivamente de ração húmida. É também bastante provável que comer a comida muito rapidamente provoca regurgitação.

No entanto a comida seca tem um número de vantagens. Na natureza, os gatos vivem das presas que eles pegam como pássaros e pequenos roedores.Comendo a carne fresca dos ossos ajuda a prevenir o acúmulo de placa bacteriana e tártaro que podem levar à doença dental. Não é sensato dar ossos para gatos domésticos pois eles podem facilmente se magoar. A ração seca tem o mesmo efeito e pode ajudar a prevenir problemas dentários, especialmente em raças, como siameses e orientais que são particularmente propensas a isso.A ração seca também fortalece o músculos da mandíbula. Se estiver fora durante o dia e tende a deixar alimentação disponivel quando sair de casa, a ração seca irá ficar fresca durante o dia e não vai atrair as moscas, enquanto que a ração húmida já tende a secar bem como o cheiro se tornará mais desagradável com o tempo. Após abrir um saco de ração seca, ela irá se manter fresca por um bom período de tempo desde que a sele de novo. A ração seca necessita de ser consumida mais rapida uma vez que foi aberta.

 

Alimentação para Gato – Ração Húmida

A ração humida pode ser muito mais cara que a seca embora haja um grande número de variedades a escolher.Esta ração Tem um alto teor de água, embora o seu gato precise de ter sempre água fresca á disposição, não existe tanto o risco de desidratação. É também mais fácil para os fabricantes de alimentos para animais adicionar os minerais essenciais que um gato necessita para se manter hidratado. Se está tentando adicionar um suplemento ou alguma medicação prescrita pelo seu veterinário, é muito mais simples de adicioná-lo na ração húmida. A ração húmida também tem uma percentagem maior de proteína de carne ou peixe que é essencial para a dieta do seu gato.

Conclusão

Idealmente, uma escolha entre ambas as rações secas e húmidas irá sempre fornecer ao seu gato tudo o que ele precisa na sua dieta. Com a ração húmida garante que o seu gato tenha mais quantidade de água no seu organismo. A ração seca ajuda a prevenir a doença dental. É menos dispendioso fornecer uma tigela de cada um, em vez de misturá-los.

Os gatos são criaturas muito determinadas,não será capaz de persuadi-los a comer algo que eles não gostam, mesmo que seja bom para ele e consegue perceber do que ele realmente gosta. Se tiver apenas um gato eles podem se dar ao luxo de ter um belo petisco só para eles, mas existir mais felinos é claro que nunca terá a percepção total do que um e outro gosta mais ou então quem come mais a não ser que esteja em casa. A maioria da alimentação para gatos tem um prazo de longa data, desde que seja mantido selada.

 

 

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *