Ajudar um Gato sem Apetite a voltar a comer

0
207
ajudar gato sem apetite a comer
A falta de apetite num gato deve ser vigiada pois pode indicar uma doença. Saiba como ajudar um gato sem apetite a voltar a comer.

“Um gato sem apetite deve ser vigiado. Este acto torna-se um pouco preocupante pois pode indicar uma doença ou até mesmo fazer com que chegue até um estado terminal da sua vida.

1. Descobrir a causa de um gato sem apetite

Se neste momento tem um gato sem apetite, o primeiro passo que deverá fazer é procurar um veterinário para analisar o seu estado de saúde.

2. Encontrar solução

Após ter seguido as informações dadas pelo seu veterinário, está na hora de estimular o apetite do seu gatinho!

3. Estimulando apetite

Embora nem todos os gatos reagem da mesma maneira, tente perceber se o seu gato adere ao efeito da erva catnip. Polvilhe um pouco nos seus brinquedos para que o cheiro se possa espalhar. Você poderá usar esta tática como estratégia para o aumento do seu apetite. A erva catnip é um estimulante natural.

4. O olfacto

O sentido olfativo é muito importante, e é por isso que alguns gatos reagem de forma diferente a várias refeições. Pode ajudar um gato sem apetite, fornecendo uma comida húmida, ou então cozendo um pouco de frango (sem condimentos) e experimentando dar ao seu gatinho.

5. Ativar o fluxo sanguíneo

Dar mais atividade ao seu gato, pode também com que aumente o seu apetite. Brinque com ele durante alguns minutos. Poderá aínda incentivar a um fluxo sanguíneo ativo fazendo uma massagem. Pressione com as pontas dos dedos o músculo ao longo do pescoço , costas e pernas do seu gato.

6. Sol um estimulante natural

O calor por vezes também poderá ser um estimulante natural de apetite. Procure uma almofada de aquecimento e encoraje o seu gato a relaxar disfrutando dos raios solares para que a sua temperature corporal aumente. Mantenha o seu gato calmo e relaxado.

7. Stress 

O stress muitas das vezes é uma causa de um gato sem apetite, por isso, dê ao seu gato espaço, proporcione-lhe um ambiente calmo, longe de ruidos e animais estranhos.

8. Hidratação, um fator fundamental

Para que o seu gato seja saudável é importante que ele se mantenha com apetite. A desidratação pode trazer implicações de saúde, então tenha sempre água fresca á sua disposição .

9. Hora do Grooming

Por fim , considere que se o seu gato sofre de bolas de pêlo, poderá aínda perder o apetite. Ter alguns cuidados diários como a escolvagem, poderá ajudar a eliminar os pêlos mortos.

O Blog Universo de gatos não assume qualquer responsabilidade pelo conteúdo desta página.

Este conselho não é um substituto a uma consulta adequada com um veterinário e destina-se apenas como um guia. Entre em contato com o seu veterinário local para aconselhamento ou tratamento imediato se estiver preocupado com a saúde do seu animal de estimação – mesmo que estejam encerrados, existe hospitais que dispõem de turnos diurnos e noturnos. Descubra mais sobre o que fazer em um fora de horas de emergência.

Veja também:

Gato doente: Como saber se o seu gato não está bem
Gatinhos quais os cuidados a ter
3 Dicas como fazer o seu gato o amar mais

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPorquê grande parte dos gatos odeiam água?
Próximo artigoGrandes razões para adotar um gato sénior
Nídia Silva
"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor confirme o seu comentário!
Por favor preencha o seu nome aqui