Ajuda, o meu gatinho morde e arranha quando brincamos

Ajuda, o meu gatinho morde e arranha quando brincamos.

Todos o gatinho morde e gatos jovens precisam de brincar…

A sua brincadeira é um comportamento normal que fornece aos animais jovens, oportunidades para desenvolver a sua coordenação. Além disso, dá-lhes uma oportunidade de aprimorar as suas habilidades sociais.

É muito comum para os gatinhos ou gatos jovens envolverem-se de um modo bruto e ativo, porque toda a brincadeira felina consiste de agressão simulada. Os gatos usam perseguição, ataque súbito, o golpe, chutar, arranhar e morder uns aos outros, tudo isso faz parte da sua boa diversão. No entanto, muitas vezes as pessoas interpretam mal esse tipo de comportamento, encarando como uma agressão quando é dirigida a elas. Vamos com este artigo compreender e aprender a evitar.

[mpress_banner banner=”8731″ persistent=”true” dismissible=”false”]

O meu gatinho tem o hábito de me arranhar e morder sempre que tento brincar com ele.

“Gosto bastante de brincar com o meu gatinho, contudo, muitas das vezes ele fica agitado e começa a morder a minha mão assim como dar-me algumas patadinhas e arranhadelas. Tenho-o repreendido e borrifado com água para que ele pare com aquele comportamento. Pode me ajudar a treiná-lo a não morder e arranhar quando eu brinco com ele?”

R: As mãos não são brinquedos e gatos não são cães

Arranhadelas e mordidelas por gatinhos são comuns e causadas por hábitos de reprodução desde o início. É muito importante que não tente brincar com o seu gatinho da mesma forma que as pessoas brincam com os cães. Usar as mãos brincando com o seu gatinho vai fazer com que ele associe as mão a brinquedos – uma lição que será difícil de eliminar mais tarde.

Curar o hábito das arranhadelas e mordidas

Ok, vamos por etapas… O que deve fazer quando ele leva com umas festinhas na barriga e é recompensado com arranhões sangrentos? Há algumas coisas que pode fazer para se distanciar desses ataques de reprodução:

 

Cortar as unhas

Vai demorar algum tempo para treinar o seu gato. Enquanto isso poderá se proteger de danos. As unhas devem ser cortadas regularmente. Postarei em breve uma instrução detalhada passo-a-passo para cortar as unhas ao seu gato.

Dizer “Ahhh”

Não grite, mas pode dizer ahhh em tom alto. Enquanto tem atenção no seu gato, lentamente, remova a sua mão das suas garras. Não retire a mão de repente pois ele irá pensar que o jogo está ligado e irá agarrá-lo novamente. Em vez disso, gentilmente empurre a sua mão contra o gato e em seguida, retire a mão.

Dê-lhe espaço

Poderá sair da sala ou levá-lo para um pequeno sítio mais calmo e deixá-lo lá com a porta fechada. Ele pode apenas ter a necessidade de alguma recuperação tranquila. Abra a porta após 15 minutos. Se ele estiver a dormir deixe-o sozinho por um tempo. Se ele está acordado, ele pode precisar de um pouco de atenção amorosa. Esqueça a brincadeira por alguns momentos e apenas acaricie-o e mostre-lhe o quanto o ama!

Redireccionar a sua atenção

Muitas das vezes, morder as mãos ou os pés ocorre simplesmente porque o seu gato está saturado das mesmas coisas. Procure ou faça um objeto para o seu gato brincar. Dê-lhe 15 minutos de brincadeira com um brinquedo interativo. Alternativamente, tente um brinquedo tipo ratinhos de corda que os gatinhos possam perseguir e atacar, ou por exemplo umas daquelas “luvas” com muitos bonequinhos presos aos dedos.

Método do Cangote

Cangote é uma das formas mais eficazes de disciplina de gatos, mas só deve ser usado sempre como último recurso. Ele associa o castigo dado a um gatinho por sua mãe quando ele se portou mal. Agarre-o pela nuca do pescoço e firmemente empurre-o em direção ao chão, ao dizer “Não!” num tom de voz firme. Segure-o nessa posição por apenas três ou quatro segundos e solte. A probabilidade será dele fugir ao ser castigado, para recuperar a sua dignidade. Contudo ele irá se lembrar desta lição por um longo tempo.

Aprenda aplicar este método correctamente evitando lesões graves.

Veja também:

Porque gostam os gatos de arranhar?
Como escolher o arranhador perfeito.
Gatinhos quais os cuidados a ter.

Gostou do artigo? Então NÃO deixe de PARTILHAR com os amigos!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

3 Comments

  1. e como ensinar um gatinho que é surdo de nascença???

    • Olá Ivone Baptista obrigado pelo seu comentário! Existe algumas formas de educar gatos surdos, mesmo eles não podendo ouvir podem aprender as suas expressões faciais e gestos, ou até mesmo vibrações como o toque e um bater o pé no chão. Contudo faremos um artigo sobre o tema! Fique atenta às redes sociais :D

  2. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. ;)

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.