5 maneiras de criar amizade com o seu gato

5 maneiras de criar amizade com gato

É verdade que por vezes pode dar um pouco de trabalho cuidar do seu gato, quem tem um gato certamente sabe que muitas vezes vai trabalhar com cheiro a gato ou com a roupa cheia de pêlo, mas nada supera a amizade com gato!

Os gatos têm fama de serem independentes e distantes, mas na verdade parecem realmente querer se relacionar com seus donos … á sua maneira!

Tal, como as pessoas, cada gato reage de maneira diferente para diferentes atividades e expressões. Aqui estão algumas grandes maneiras de fazer amizade com gato, com base na minha própria experiência que fui ganhando através das minhas três mascotes Iris, Luna e Zohey!

Criar um ambiente seguro e feliz

Os especialistas confirmam: ao criar um ambiente, considere instintos naturais do seu gato para escalar as coisas, se erguerem em lugares altos, escolha um espaço seguro e feliz. Se o seu gato se sentir tranquilo e contente na sua casa, ele provavelmente vai se sentir seguro e feliz também consigo. Crie amizade com gato.

Tenha á disposição ratinhos de brincar, árvores de gato, sistemas de escalada, crie escadas com as prateleiras, bolinhas de brincar, tudo isto fará com que possa criar amizade com o seu gato. Cada um tem o seu estilo de brincar e tem preferência por brinquedos diferentes. Contudo, posso dizer que eles gostam de coisas muitos simples…por exemplo, todos os dias a minha gatinha Zohey tenta arrancar o cordão do meu sapato para poder brincar!

Já a Iris adora andar nas correrias e aguçar as unhas nos arranhadores que colocamos em locais específicos, por outro lado a Luna não resiste a um saco de compras ou até mesmo uma simples caixa de papelão!

Tudo se torna numa brincadeira, então para mim foi muito fácil fazer amizade com as minhas gatas!

Não forçar

Qualquer proprietário do gato sabe que os gatos gostam de fazer coisas quando eles querem e não quando nós donos queremos! No momento em que haja qualquer tipo de exigência os gatos revertem o sistema. Deixe o seu gato vir até você para dar carinho ou aconchegar, deixe que seja ele a tomar a iniciativa, poderá levar algum tempo para que crie amizade com gato, mas o momento chegará!

 

Brincar com frequência

O jogo é uma ótima maneira de melhorar um vínculo com seu gato. Muitas pessoas não percebem que o brincar é uma parte importante da felicidade de um gato e bem-estar. Ela ajuda a nutrir e satisfazer os seus instintos naturais para caçar e perseguir presas. Experimente diferentes tipos de brinquedos até que você veja o que seu gato gosta melhor. Alguns gatos adoram golpeando coisas pelo chão. Outros adoram brinquedos varinha. Alguns gostam de se envolverem em torno de brinquedos de pelúcia e darem pontapés com eles.

Fazer o tempo de jogo com seu gato deverá ser um hábito diário. Faça amizade com o seu gato brincando com ele pelo menos 15 minutos por dia! afinal de contas eles são a nossa companhia, podem-nos dar momentos tristes quando estão doentes, mas também nos trazem momentos de muita felicidade ao longo das suas vidas.

Aproveite enquanto o seu gatinho vive ao seu lado a passar muitos momentos de brincadeiras com ele.

Carinhos e muito amor

A maioria dos gatos gosta de carícias regulares, arranhões…cada um á sua maneira. Quando acariciar o seu gato, preste muita atenção para os pontos que ele realmente gosta ou evita. A minha luna detesta que lhe mexam na barriga, para eles é uma zona muito sensível, a Iris adora que lhe acaricie o dorso, enquanto a Zoe adora que lhe acaricie o seu focinho! Acredito que existam mais gatinhos que se assemelhem a estes gostos!

Cuide do seu gato utilizando uma escova macia com o benefício adicional de ajudar a reduzir a queda de pêlo e obter uma pelagem mais brilhante e saudável.

Dê-lhes alimento

Gatinhos, chegou a hora do lanche! Eles sabem quem os está alimentando, na maioria das vezes, sabem ser bons para essa pessoa! Sendo a fonte de alimento definitivamente ajuda a fortalecer a amizade com o seu gato.

Outra importante ferramenta de união relacionada com os alimentos são os petiscos, os gourmês! Se o seu gato associa-lo a dar material saboroso aleatório extra, ele provavelmente vai querer passar mais tempo consigo. No entanto, não exagere na comida para o seu gato para não criar futuros problemas como a obesidade, alimente sim mas não de forma exagerada.

 

A si, espero ter ajudado a ter umas ideias de como se relacionar com o seu gato! Se tiver mais ideias partilhe!

"Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..." Decidi criar este blog por necessidade de partilhar e fundamentalmente ajudar quem necessita de informações, tal como eu. No fundo, apesar de ser um blog, considero este meu trabalho uma fonte de recursos. Há dias que necessito de recorrer a informação para as minhas três gatas e sendo uma delas insuficiente renal com apenas 1 ano de idade... tenho de estar 100% atenta ( a minha fonte de motivação maior! ). Beijinhos e muitos ronrons!! :D

4 Comments

  1. Como evitar que o meu gato ataque a minha filha que está grávida e já tem receio dele pois ela tem receio que ataque a bebé

    • Olá! querido(a) leitor(a) por favor precisamos de saber um pouco mais, ele sempre teve esse comportamento com a sua filha?

  2. Minha gata Milika já está idosa com 9 anos, ela sempre gostou de passear no jardim subir nos muras e fazer suas necessidades nos terrenos vazios que tem aqui ao lado da minha casa, ela sempre faz tudo isso e volta pra casa e não sai a noite ela gosta muito de ficar conosco e é muito manhosa e brincalhona, no inverno dorme muito mesmo, dorme até nas casas fechadas que tem por aqui no condominio, só que há três dias ela não aparece pra comer e já estou preocupada, ja procurei já chamei por ela e nada dela aparecer, uma vez ela fez isso quando era mais nova ficou quase que uma semana desaparecida mas voltou, e agora ela já é de idade e eu fico muito preocupada de outros gatos na rua baterem nela. Me ajudem por favor, sera que ela está dormindo dia e noite por causa do frio?

    • Olá Suely. Podem ter acontecido diversas situações, o ideal é começar por procurar colocando folhetos e falar com os seus vizinhos.
      Não entre em pânico mas deve-se concentrar em encontrá-la uma vez que diz que não é normal ela não aparecer.
      Bjinhos, espero que encontre rápido a sua menina, dê notícias!

Deixar Mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *